Benefícios da integração contínua no desenvolvimento de software

Benefícios da integração contínua no desenvolvimento de software

Como implementar automação de testes de software

A rápida e complexa evolução tecnológica, associada ao desenvolvimento de software, exige que os times de TI produzam ferramentas não só gerenciar informações, mas responder à crescente demanda por melhoria dos serviços. Com base nesse cenário é que se fala em integração contínua, processo da área de DevOps.

Para evitar a ocorrência de situações que impactam no orçamento da empresa, como execução de projetos com custo acima do estabelecido, cada vez mais gestores e responsáveis por negócios introduzem processos de integração contínua.

Está em dúvida sobre o tema e quer saber mais? Acompanhe esse conteúdo que nós da Monitora, preparamos para você. Vamos falar sobre integração contínua, seus benefícios, melhores práticas e ferramentas para adicionar esse processo em seu time.

O que é integração contínua

Integração contínua ou continuous integration (CI) é um processo de desenvolvimento de software, mais precisamente da área de DevOps (desenvolvimento + operações), que introduz as alterações e atualizações dos códigos em uma base alimentada frequentemente.

Hoje, os softwares são criados por diferentes equipes de desenvolvedores, que fazem mudanças nos códigos em seus próprios computadores para depois integrarem essa informação na base de dados compartilhada com a equipe.

No entanto, como a atualização da base de dados pode demorar, para evitar que os desenvolvedores trabalhem a partir de códigos já modificados, é que se fala em integração contínua, que é justamente a junção de todas as modificações nos códigos e sua atualização frequente.

Importância da integração contínua no desenvolvimento de software

Você pode imaginar que uma equipe de TI atua diariamente para corrigir falhas ou efetuar alterações solicitadas pelo cliente nos sistemas. 

Porém, se todas as atualizações de determinado código fossem efetuadas somente ao final do processo de desenvolvimento, poderia haver problemas, como bugs e incompatibilidades, o que atrasa o desenvolvimento do projeto e gera custos adicionais.

Da mesma maneira, empresas sem introdução da prática de integração contínua pode prejudicar a comunicação entre desenvolvedores, que o faz de maneira precária, à mão, e resulta no aumento da complexidade das tarefas, além do custo adicional e problemas já citados.

Nesse sentido, ao adotar estratégias de integração contínua a empresa garante não só que a comunicação entre os desenvolvedores vai ser mais efetiva, como assegura que pequenos ciclos de alterações vão manter o código funcionando adequadamente.

Assim, de forma resumida, a integração contínua é importante porque:

  • Melhora a comunicação do time
  • Diminui a ocorrência de falhas e torna o produto melhor
  • Reduz o risco e identifica bugs rapidamente
  • Acelera atualizações e diminui o tempo de desenvolvimento e integração de sistemas

Benefícios da integração contínua

Pela integração contínua se mostrar uma importante aliada no desenvolvimento de software, com aumento da qualidade do produto e redução de atrasos nas entregas, bem como nos custos do projeto, ela deve ser prioridade de empresas que buscam crescer.

Portanto, é fundamental conhecer os benefícios da integração contínua e a necessidade de adoção em seu negócio para garantir aumento dos resultados e crescimento consistente ao longo do tempo.

Possibilita escalabilidade

Com as equipes de desenvolvimento e operações integradas, o trabalho na área de DevOps se torna mais rápido, porque os desenvolvedores não estão dependentes uns dos outros para alterar e atualizar códigos. Nesse sentido, o processo se torna mais ágil, o que favorece maior produção e escala.

Aprimora a comunicação

Como falado acima, sem processos de integração contínua a colaboração entre times de diferentes equipes na área de TI fica comprometida. Por outro lado, adotar a CI facilita a colaboração entre desenvolvedores e minimiza custos de projeto.

Da mesma maneira, através do pipeline de integração contínua os envolvidos no projeto visualizam com mais clareza os recursos que estão sendo trabalhados e como é possível atuar em cada um deles para aprimorar e evitar problemas futuros.

Ciclo de feedback mais rápido para decisões de negócios

O registro das pequenas alterações feitas nos códigos possibilita o encurtamento do ciclo de feedback, que se torna mais rápido, com mais facilidade para equipe testar alternativas, assim como corrigir falhas com maior velocidade.

Atualizações mais rápidas

A integração contínua permite a redução de trabalho manual com a automação através das ferramentas de controle de versões. 

Nesse sentido, enquanto os desenvolvedores buscam a entrega de novas ferramentas, com atualizações de códigos, e a área de operação tem como objetivo manter a estabilidade do sistema, unir essas duas áreas com objetivos e tarefas diferentes através da CI acelera o ciclo de atualizações do serviço.

Desafios da integração contínua

Como todo processo de inovação requer transformações e mudanças, com a integração contínua não é diferente. Portanto, para as empresas que pensam em implementar o processo em seus negócios, é importante estar consciente dos desafios.

Mudança da cultura organizacional

O rápido ciclo de atualizações da integração contínua é um processo que envolve não só uma nova etapa no desenvolvimento de software. Para isso, é necessário treinar a equipe para executar as novas operações, o que exige mudanças na cultura da empresa.

Em locais mais tradicionais, pode haver resistência a mudanças e preferência por métodos considerados tradicionais de desenvolvimento de software.

Ebook O guia definitivo da transformação digital

Dificuldade para manter

Construir e manter a base diária, chamada de repositório de códigos, pode ser difícil, em especial quando há muitas demandas para atender. Nesse sentido, os testes podem acabar tomando o tempo do desenvolvimento real dos códigos.

Embora seja desafiador implementar processos de integração contínua em seu negócio, os benefícios superam os desafios. Em especial, quando há você pode contar com uma empresa de soluções digitais como a Monitora.

Melhores práticas de integração contínua

Agora que você já sabe o que é integração contínua, sua importância, benefícios e principais desafios, é hora de ficar por dentro das melhores práticas que orientam todo o processo.

Testes

A integração contínua está intimamente relacionada com a realização de testes pela equipe de desenvolvimento. Nesse sentido, antes da execução dos códigos, eles devem passar por uma série de testes para garantir o seu funcionamento.

A cultura orientada para testes na integração contínua possibilita a melhora no desenvolvimento do código, a partir do feedback dado pelo teste automatizado, que informa se há falhas e em qual etapa do desenvolvimento.

Adoção de sistemas de controle de versão

Para adota a estratégia de integração contínua é preciso que a ferramenta possua sistema de controle de versão. Desse modo, as alterações de código podem ser identificadas pelos desenvolvedores.

Automatização

As atualizações, execuções e testes devem ser feitos em ambientes automatizados para que não haja ocorrência de erros oriundos da atividade humana.

Esse mecanismo é válido também para os testes de builds (versões de software compiladas), para analisar se o sistema está rodando perfeitamente.

Otimizar velocidade do pipeline

Para garantir que sejam feitas atualizações diárias no repositório, os desenvolvedores devem enviar suas produções para a base ao menos uma vez no dia.

Assim, os feedbacks podem ser mais rápidos a partir das alterações dos códigos e da inclusão de novas experiências para os usuários. Da mesma maneira, falhas são corrigidas rapidamente. 

Tudo isso otimiza a velocidade do pipeline de integração contínua, que contêm os testes, builds e implementações automatizados.

Ferramentas de integração contínua

Manter o pipeline atualizado contribui para a execução do trabalho ser mais rápida e mantém suas entregas no prazo a partir da colaboração entre a equipe de operações e os desenvolvedores.

Nesse momento, você pode se perguntar quais são as melhores ferramentas de integração contínua. Para tanto, não esqueça que para um bom resultado, é necessário:

  • Ambiente centralizado para controle de versão
  • Testes automatizados 
  • Builds

Hoje, é possível encontrar ferramentas gratuitas disponíveis para download na internet. As mais conhecidas são:

  • GitLab CI
  • Jenkins
  • Travis CI
  • Go

Além delas, há outras ferramentas de integração contínua para adotar, são elas:

  • Bitbucket Pipelines
  • CircleCI
  • AWS CodePipeline

A escolha para melhor ferramenta de CI é aquela que funciona para sua empresa. Porém, certos pontos podem ser analisados, como o local em que é instalado a ferramenta e suportes frequentes para os sistemas de controle de versão.

Portanto, antes de adotar essa estratégia, é fundamental conhecer seu momento de negócio, quais são os objetivos, desafios a ultrapassar e qual a melhor ferramenta se adapta às necessidades da empresa e equipe.

Conte com a Monitora para o seu projeto!

Agora que você já sabe o que é integração contínua, sua importância para empresas e benefícios, é momento para refletir sobre a transformação digital do seu negócio, com aumento da escala e dos resultados.

Da mesma maneira, consultar especialistas em tecnologia da informação é fundamental para saber qual melhor ferramenta de integração contínua se adapta para sua empresa e como efetuar a mudança de cultura introduzida pela CI.

Por isso, não deixe de conhecer mais sobre a Monitora, uma empresa que faz partge do grupo Marlabs e tem impacto internacional, levando soluções digitais para seus parceiros.

Converse com um de nossos especialistas e adicione ferramentas da TI e integração contínua em sua empresa!

Para se manter atualizado sobre os principais temas de tecnologia, visite o  blog da Monitora!

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista