Você já deve ter ouvido falar ou até mesmo utiliza algumas ferramentas de Marketing Digital para impulsionar suas vendas, certo? Mas você também conhece o Marketing por Dados?
Afinal, estar presente nas mídias sociais e gerar engajamento com seu público-alvo é de extrema importância para o seu sucesso. Mas de nada adianta estar presente em uma rede social e ela não ser relevante para o consumidor final.
Seja por seu cliente ideal não utilizá-la, ou pelo conteúdo que você produz não ser atrativo para quem deseja alcançar. Por isso, é importantíssimo obter o máximo de informações úteis, para conseguir atingir o público-alvo.
Por essa razão, uma das ferramentas mais importantes do universo do marketing é a ciência dos dados. E é aí que entra o Marketing por Dados.
O que é o Marketing por Dados?
O Marketing por Dados, ou Data Driven Marketing, é uma estratégia que alinha informações que geram subsídios para uma publicidade realmente eficaz, pois permite a criação de conteúdos estatisticamente relevantes para você atingir quem, de fato, deve ser atingido.
Isso porque são coletados e associados dados de pessoas (informações demográficas, hábitos, intenções e necessidades do público), do produto/serviço ofertado (o que é, como é feito, os benefícios oferecidos, pontos negativos, para quem é indicado e o acompanhamento das vendas) e da empresa em questão (características da marca, como esta se porta no mercado e os objetivos a serem alcançados).
Como dito anteriormente, o Marketing Digital é uma estratégia essencial para a publicidade de uma marca e para obter os dados do consumidor online. O Marketing por Dados vai muito além, pois utiliza as informações online e offline para garantir que você tome a melhor decisão possível para escolher a estratégia ideal para atingir seu público-alvo.
Como utilizar o Marketing por Dados?
Não é fácil trabalhar com dados. É necessário considerar que existem etapas que garantem que as informações obtidas sejam relevantes para o seu negócio, por exemplo:
- A extração de dados é muito ampla, pois deve ser realizada em diversas plataformas para garantir que tudo que é relevante seja englobado. Além disso, dependendo da fonte, os dados podem ser obtidos de forma estruturada ou não estruturada, que leva à próxima etapa;
- A organização dos dados, além de “arrumar” o que não está estruturado, retira as informações não relevantes do banco de dados obtido. Ao final dessa etapa, você terá em mãos uma base que deve ser interpretada;
- A partir disso, o trabalho passa a ser muito mais interpretativo do que automatizado. Os dados chegam nas mãos dos responsáveis por compreender e analisar os dados, que devem encontrar as respostas para as perguntas que motivam a estratégia: quem é a persona que você quer atingir? Do que ela gosta? Como se comunicar com ela da melhor maneira? Essas respostas vão te orientar para uma melhor tomada de decisão, baseada nos objetivos que você quer alcançar.
Conclusão
Os hábitos e desejos da população estão em constante mudança. Por isso, para que o marketing por dados funcione da melhor forma, é necessário que os processos de extração, organização e associação de dados estejam sempre em funcionamento.
Com isso em mente, a melhor forma de aplicar a estratégia na sua empresa é por meio de uma plataforma que seja capaz de realizar todas as etapas, inclusive a análise primária das informações e entrega da base de dados pronta para os tomadores de decisão. Isso facilita os processos, economiza tempo e garante menos erros, se comparado a execução manual das etapas.
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