Você sabe o que é a metodologia design thinking e por que ela é tão importante?
Na medida em que a transformação digital avança e se torna mais necessária entre as empresas, os gestores são desafiados a tornar seus processos cada vez mais ágeis e eficientes.
Perante um cenário marcado pela alta competitividade e por constantes transformações, a busca por métodos inovadores de gestão se tornou um requisito para sobreviver e corresponder às demandas do mercado.
Frente a isso, o design thinking permite criar soluções e gerar valor com mais rapidez, disrupção, em alinhamento às necessidades dos consumidores e com foco nos objetivos dos negócios.
A seguir, entenda o que o conceito significa, quais são as suas etapas e qual a relação da metodologia com a transformação digital.
O que é a metodologia design thinking?
Design thinking é uma metodologia que se baseia na inovação e na criatividade para promover soluções de mercado.
Seu foco é nas necessidades, comportamentos e desejos das pessoas, e nos meios com que elas se relacionam com os produtos e serviços.
Para isso, ela vai além de levantamentos estatísticos e de abordagens tradicionais para criar soluções, se aliando a processos criativos, ao trabalho colaborativo e ao senso de empatia pelas demandas dos consumidores.
No processo de design thinking, todos os participantes são centrais e relevantes, desde os responsáveis pela criação do item ou serviço em questão, até o próprio cliente final.
Além disso, a ideia é gerar valor com a máxima qualidade possível, atingindo o mais elevado grau de satisfação dos compradores ou usuários, além do seu melhor nível de relacionamento junto à organização.
Quais são suas etapas?
Em geral, a metodologia design thinking se baseia nas seguintes etapas:
Enfatização
Inicialmente, é preciso reconhecer e entender o que realmente importa para os consumidores, levando em consideração suas relações, problemas cotidianos, desejos, e assim por diante.
Ao definir o perfil dos clientes, a ideia é se colocar no lugar deles. Tendo empatia para determinar quais são as melhores soluções para as suas reais necessidades.
Definição
Uma vez reconhecidos, os problemas e desejos identificados na fase anterior precisam ser descritos detalhadamente.
Trata-se de uma definição precisa dos desafios a serem superados. Que irão guiar a busca do resultado final, que por sua vez deve resolver as demandas do cliente.
Idealização
Feita a definição do problema a ser resolvido, essa etapa se baseia em um processo criativo, em que a equipe deve inovar e criar soluções em conjunto. Quanto maior o número de ideias, melhor.
Tudo deve ser catalogado e analisado, inclusive noções divergentes. Feito isso, cada idealização é analisada quanto sua viabilidade frente ao desafio inicial.
Prototipação
A partir das ideias reconhecidas como potenciais meios para atender às demandas identificadas dos consumidores, começa a sua implementação inicial. Essa é uma etapa prévia a do produto final, e a ideia é criar protótipos mais rápidos e baratos.
Ao direcionar a prototipagem às pessoas que fazem parte do público definido, é possível obter feedbacks para corrigir falhas, promover melhorias e até mesmo alterar a própria definição inicial. A fim de garantir o melhor resultado possível com a solução final.
Validação
Com a análise e os aprendizados obtidos junto aos usuários do protótipo, as ideias e teorias elaboradas durante todo o processo de design thinking podem ser validadas ou redefinidas.
A validação ocorre quando as soluções propostas aos desafios e problemas do usuário são obtidas em sua máxima qualidade, e permite dar início à produção do produto em si.
Vantagens do design thinking
A metodologia design thinking viabiliza a criação de produtos ou serviços de maior qualidade e valor para o público a que eles se direcionam.
Seu processo criativo é direcionado à inovação, que substitui métodos engessados e tradicionais para dar lugar a uma abordagem mais alinhada ao que o mercado moderno exige e precisa.
Ao estimular o trabalho colaborativo, esse também é um meio de tornar os colaboradores mais engajados e cientes de seu valor perante as metas organizacionais.
Por ter como foco a empatia e o estudo do comportamento dos clientes, o design thinking permite criar soluções mais eficientes e que já vão ao mercado com seu uso testado.
No mesmo sentido, o entendimento do público e os protótipos permitem solucionar problemas em tempo real, antes que eles sejam de fato inseridos ao grande público. O que evita eventuais prejuízos financeiros e até de imagem.
Relação com a transformação digital
Ainda que o design thinking seja uma abordagem capaz de englobar qualquer categoria de produto ou serviço, é no segmento tecnológico que ela é explorada em suas máximas possibilidades.
Afinal, quem usa um software ou aplicativo espera ter suas demandas atendidas com inteligência e agilidade, por meio de uma experiência que lhe agregue mais comodidade, facilidades ou que melhore seus processos.
Quando isso não ocorre, a frustração do usuário pode ser significativa, e os problemas que ele desejava resolver podem se tornar ainda maiores.
No desenvolvimento de software, a metodologia design thinking é imprescindível para atingir soluções mais assertivas, capazes de atender as expectativas e resolver as dores das pessoas, inclusive no quesito de funcionalidade.
Além disso, quando pensamos na transformação digital de maneira mais ampla, um dos grandes desafios dos gestores é quebrar a resistência às mudanças. Para que os processos se tornem menos inflexíveis e o fluxo de dados, insights e inovações fique mais bem estruturado.
O design thinking pode promover a mudança cultural que toda empresa precisa em sua digitalização, com ações orientadas a testes e resultados, profissionais com autonomia e colaboração para desenvolver seus processos criativos e a experiência dos consumidores sendo o foco central de toda estratégia.
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