Modelos de computação em nuvem saiba quais são eles

Modelos de computação em nuvem: saiba quais são eles

Como implementar automação de testes de software

Atualmente, no cenário que o mercado de trabalho se encontra e com as mudanças diárias que surgem nele, se destaca e prospera aquele que lidar e explorar da melhor forma possível as vantagens e ferramentas que a tecnologia e a ciência de dados podem oferecer. Os dados são uma das coisas mais importantes no mundo digital. Por isso, se você busca ter acesso a esses dados e recursos de sua empresa ou dos seus clientes, de qualquer lugar e a qualquer hora, confira nesse artigo sobre os modelos de computação em nuvem

Muitas pessoas e especialistas acreditam que a computação em nuvem é o futuro e que daqui a alguns anos as pessoas não precisarão mais comprar computadores, nem em suas casas nem em empresas, pois irão contratar esses serviços para suprir todas as suas necessidades, de forma muito mais rápida e eficaz. 

E esse “futuro” está cada vez mais próximo, visto que muitas empresas já utilizam desses serviços e ele vem se mostrando cada vez mais presente e eficaz no mercado de trabalho, pois cumpre todas as demandas que uma empresa precisa. 

Caso você tenha uma empresa, é muito importante buscar informações sobre este tipo de serviço, pois você pode obter diversos benefícios através dele, tanto para você, como para sua empresa e clientes. Por isso, continue lendo este artigo e confira o que é computação em nuvem, como ela funciona, seus principais modelos e benefícios. 

O que é computação em nuvem? 

A computação em nuvem se refere à disponibilidade sob demanda de recursos do sistema de computador, como por exemplo o armazenamento de dados e capacidade de computação, sem o gerenciamento ativo direto do utilizador. Sendo assim, em vez de usar softwares ou hardwares, você utiliza desta tecnologia que é caracterizada como um banco de dados remoto, o qual você pode acessar quando e onde quiser. 

Esse tipo de serviço pode ser gratuito ou pago mediante assinaturas, vai depender da sua demanda. Além disso, essas nuvens podem ter diversas outras funções distribuídas em vários locais dos servidores centrais, além de modelos diversos. Cumprindo assim, a demanda da maioria dos usuários que o utilizam. 

O armazenamento dos dados que é feito por este serviço, podem ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, em qualquer dispositivo, não havendo a necessidade de instalar programas ou de armazenar dados. Para acessar os dados basta estar conectado à internet. Através deles as pessoas ainda economizam a memória de seus dispositivos. 

Como fazer a migração para a computação em nuvem e quais são os modelos?

A migração para a nuvem traz diversos benefícios tanto para grandes como para pequenas empresas, por isso, torna-se uma estratégia indispensável para obter vantagens competitivas no mercado de trabalho atual. 

Se você tem uma empresa ou trabalha em uma e deseja migrar para o serviço da nuvem, siga esse passo a passo: 

Primeiro passo: primeiramente, é preciso definir muito bem suas metas e objetivos, que você deseja alcançar com esse serviço para sua empresa. 

Segundo passo: escolha uma plataforma boa, pois com uma plataforma melhor, mais bem avaliada e mais útil, será mais fácil alcançar aquilo que deseja. É extremamente necessário que você leve em consideração os recursos e a segurança que ela oferece. 

Terceiro passo: se planeje, pois o processo de implementação da computação em nuvem exige habilidades internas de gerenciamento. Por conta disso, se a migração para nuvem não for bem planejada e executada, irá resultar em erros. 

Quarto passo: tenha backups de segurança, sempre há uma chance de algo dar errado, por isso, é importante sempre se prevenir para não perder dados importantes. 

Quinto passo: opte por contratar uma empresa qualificada, pois assim diminuirá as chances de algo dar errado. Além disso, o processo será mais simples por se tratar de profissionais especializados e qualificados. 

Sexto passo: faça testes antes de utilizá-lo, esse passo é fundamental. Pois esses testes servirão para garantir a segurança e o não vazamento dos dados antes de migrar completamente, criando um ambiente controlado para verificar o sistema e a proteção do serviço antes. 

Siga esse passo a passo e faça com que esse processo seja ainda mais prático e seguro para sua empresa. 

Quais os modelos de computação em nuvem disponíveis? 

Quando se fala de computação em nuvem, é preciso saber que existem três modelos principais, sendo que cada formato tem características e aplicações próprias. Eles indicam o modelo de serviço que é prestado na nuvem, são eles: 

SaaS é um dos modelos de computação em nuvem

É uma sigla de Software as a Service, que podemos citar como exemplos desse modelo, o Google Drive e o Salesforce. Esse é um modelo que você instala o software em seu servidor, porém você só paga pelo que você utilizar dele, ou seja, você só paga por aquilo que é útil para você. Tendo essa diferença quando comparado com softwares tradicionais. 

Na maioria das vezes, o pagamento desse serviço é feito em forma de uma assinatura, ou seja, há uma venda recorrente, pois o cliente paga para utilizar em determinado período e caso queira renovar tem que pagar novamente. 

Como as principais vantagens trazidas por este modelo temos: a segurança, pois este modelo é conhecido por ser mais seguro do que os softwares tradicionais por ter uma atualização constante, poder trabalhar de onde estiver, já que para acessá-la basta estar conectado à internet, além de uma maior acessibilidade, não precisar ficar atualizando, etc. 

IaaS

Esse modelo de infraestrutura como serviço é o mais adotado pelas empresas, pois ao invés de instalar um próprio servidor, a empresa contrata esse serviço, utilizando como por exemplo, o serviço da Amazon AWS. Os preços na maioria das vezes são bem acessíveis, por isso as empresas acabam optando por este modelo. 

Como principais vantagens desse modelo, temos: a redução da manutenção dos datacenters locais, economia em custos de hardware e, ele permite também, adquirir informações sobre os negócios em tempo real. Além de acabar sendo uma forma mais prática pois a pessoa não arca com o custo e a complexidade de comprar e gerenciar servidores. 

PaaS é um dos modelos de computação em nuvem

Esse modelo, Platform as a Service, é o menos popular. É um serviço onde é possível personalizá-lo e configurá-lo de forma muito mais simples e fácil. Esse modelo serve para aqueles que querem algo específico desse serviço, pois isso, o SaaS não será tão eficaz, o que acaba fazendo com que as pessoas optem por este. Nesse modelo é possível deixar essa plataforma com a cara que quiser. 

O PaaS permite que você evite os gastos e a complexidade de comprar e gerenciar licenças de software, como há nos outros modelos, além de permitir com que você tenha uma implantação completa na nuvem, onde será possível você poder acessar de aplicativos simples baseados em nuvem a aplicativos sofisticados. 

Como as principais vantagens desse modelo, temos: a redução do tempo de codificação, não precisa de funcionários, usar ferramentas sofisticadas de forma mais acessível, desenvolver para várias plataformas com mais facilidade, gerenciar com eficiência o ciclo de vida do aplicativo. 

Modelos de implantação de Computação em Nuvem

Após a escolha do modelo que mais se adequa a aquilo que você quer para sua empresa, existem três modelos principais para implantá-los. 

Assim como os modelos citados acima, a forma que você escolhe para implantá-lo também é muito importante, pois cada uma possui seu próprio tipo de configuração, benefícios e requisitos. Vamos falar sobre cada uma delas. 

Ebook O guia definitivo da transformação digital

Nuvem privada 

A nuvem privada é uma prestação de serviços de informática para o acesso de uma única organização ou empresa, onde somente elas podem acessá-la, gerenciá-la e protegê-la, através Internet ou de uma rede interna privada. 

Implementar uma nuvem privada trará muitas vantagens como o auto-serviço e escalabilidade. Além disso, você terá um maior controle e customização dos serviços que você consome dentro dessa sua nuvem. Ou seja, você terá também uma maior privacidade e segurança. 

Porém, esse modelo de implementação também traz desvantagens. Pois, as nuvens privadas acabam sendo mais lentas na implantação e carregam os mesmos custos que uma propriedade tradicional do data center tem.

Nuvem pública

 Já a nuvem pública é uma prestação de serviços de computação através de uma internet pública por um provedor terceirizado. Os serviços de nuvem pública são disponibilizados para qualquer pessoa que queira utilizá-los e podem ser gratuitos ou pagos, dependendo da forma que você queira utilizá-los. 

Esse modelo elimina, primeiramente, os altos custos iniciais, o gerenciamento e manutenção da infra-estrutura de hardware e software no local. Além disso, ele também oferece implantação rápida e escalabilidade quase infinita graças ao enorme tamanho dos provedores de tecnologia em nuvem pública. 

Nuvem híbrida 

A nuvem híbrida é uma prestação de serviços de computação, onde há uma combinação de implantação de nuvens públicas e privadas. Este tipo de implantação misto permite tanto o compartilhamento de dados como aplicações entre os dois ambientes de computação em nuvem.

Como nesse modelo há uma junção dos dois anteriores, há a possibilidade de ter a segurança e a privacidade de uma rede privada, junto a uma implantação rápida e estabilidade infinita por conta dos grandes provedores de tecnologia que existem na nuvem pública. Além disso, essa rede também permite escalar e atender picos de demanda de recursos a curto prazo, sem a necessidade de investimentos a longo prazo.

Exemplos de computação em nuvem 

Diversas grandes empresas que provavelmente você conhece, optaram por essa nova tecnologia de migrar seus dados para a nuvem a fim de obter benefícios e continuar atraindo mais clientes por conta de sua qualidade. Aqui vão alguns exemplos existentes de empresas que migraram para a computação em nuvem: 

Google 

O Google é uma das principais plataformas que utilizam desse serviço, pois ele armazena seus dados enquanto você pesquisa por algo determinado na internet e consegue carregá-los através da nuvem. Além disso, o Google também possui o seu próprio serviço de computação na nuvem, que é bastante utilizado atualmente, de forma gratuita. 

Uber 

Como o aplicativo da Uber teve um crescimento muito grande em pouco tempo, sua demanda acabou crescendo muito, por isso, optaram pelo serviço da nuvem para fazer o armazenamento dos dados e poderem cumprir a demanda de seus clientes da melhor forma. 

Spotify 

Devido a seu grande público e grandes demandas a cumprir, o Spotify também foi outro aplicativo que optou por migrar seus dados para o serviço da nuvem. Com isso a empresa economizou um bom dinheiro, visto que gastava muito com esse serviço antes de migrar para a nuvem.

Netflix 

Há um tempo atrás, a Netflix também fez essa migração, a fim de obter benefícios como visualização rápida dos conteúdos disponíveis pelo aplicativo, com sua altíssima demanda optou por migrar todos os seus dados para manter a qualidade de seus serviços para seus clientes. 

Principais vantagens de migrar para a nuvem 

Após se informar sobre essas três modalidades principais da nuvem, já deve imaginar que migrar para um serviço como este pode trazer diversos benefícios para sua empresa. É um serviço super atual que consegue suprir a maioria das demandas de seus clientes que buscam por este tipo de plataforma. As vantagens após adquirir esse serviço são visíveis, e entre elas estão: 

Uma facilidade muito maior de compartilhar os dados 

Seus dados ficam salvos no serviço é só você tem acesso a ele, mas caso você queira compartilhar algum com membros da empresa ou com seus clientes, é possível fazer isso de forma muito mais prática, rápida e segura. 

Diminuição da sobrecarga de infraestrutura

Com a computação em nuvem esse problema é resolvido de forma simples e rápida já que ela é escalável. A empresa pode optar por contratar novos recursos de acordo com sua demanda e a medida que for precisando, sem impedimentos ao seu crescimento.

Qualidade de acesso aos usuários

É um serviço que garante qualidade em tudo que ele oferece, sendo assim, sempre que você acessá-lo, em qualquer dispositivo ou em qualquer lugar a qualidade será a mesma. E, caso você tenha um pico de acesso, esse serviço escala automaticamente na nuvem. 

Poder acessá-lo de qualquer lugar 

No momento em que você precisar acessar seus dados ou informações salvas na nuvem, basta ter um dispositivo que esteja conectado à internet, assim, estando em qualquer lugar do mundo e em qualquer dispositivo, como por exemplo, um dispositivo móvel, será possível. E esse acesso ainda será de forma rápida e com bastante qualidade. 

Otimização do tempo

A praticidade desse serviço aumenta a produtividade do time, que sofre menos com problemas de acesso e indisponibilidade de sistemas. Podendo assim, realizar mais tarefas durante o dia. 

Não há inatividade 

Um ambiente em nuvem fica sempre disponível, pois períodos de inatividade podem impactar diretamente seu negócio. Além disso, quando as aplicações não estão disponíveis, os colaboradores perdem sua produtividade e os clientes não conseguem acessar serviços da empresa.

Estabilidade no serviço 

Para manter sempre uma estabilidade no seu serviço, as empresas de computação em nuvem andam sempre buscando fazer backups para que não haja uma imensa quantidade de dados armazenados. 

O pagamento somente por aquilo que você utiliza 

Nesse serviço, você só paga por aquilo que você consumir, sendo assim, não precisa instalar um serviço completo, onde terá diversos aplicativos que você nunca usará e terá que pagar por ele. Nele, você aumenta o processamento à medida que precisar.

Tomada de decisão mais ágil

Para que uma companhia seja capaz de dar respostas precisas e rápidas aos seus clientes ou trabalhadores, é preciso ter um acesso simples às informações. E como a tomada de decisão, exige também, um processo que seja cada vez mais ágil e preciso. Contar com esses dados que estão sempre disponíveis de forma segura é algo essencial. 

Serviço com maior durabilidade e menor custo 

Servidores comuns costumam ter um custo bem elevado, por conta disso, na grande maioria das vezes, com o preço de um servidor tradicional você consegue contratar um serviço em nuvem por anos e anos, podendo usufruir desse serviço por mais tempo e pagando menos.  

Importância de migrar para a nuvem 

As novas tecnologias como máquinas, inteligência artificial, a nuvem e diversas outras fizeram com que, atualmente, houvesse uma constante cultura de inovação nos negócios, a qual tornou as antigas práticas ineficazes. Por isso, para que uma empresa consiga manter seu destaque no mercado de trabalho é preciso sempre se manter dentro dessa cultura e tentar sempre aprimorar seus serviços da melhor forma. 

Empresas que não mudam suas formas de trabalho e mantêm suas antigas práticas, acabam enfrentando uma necessidade urgente de dinamizar seu processo de negócios tradicional, para atender às necessidades do consumidor moderno. Pois, cada vez mais os consumidores buscam algo mais prático e rápido. 

A computação em nuvem é um grande exemplo de uso de servidores remotos em uma rede, e um serviço importantíssimo, tanto para novas empresas que estão tentando crescer no mercado, como para empresas antigas que desejam inovar e atender o consumidor atual. Esses servidores são extremamente eficientes no mercado atual, pois, fornecem funcionalidades como armazenamento, processamento, segurança, análise etc. Além de manter a qualidade de serviços da empresa. 

Todas essas tecnologias de atualmente exigem um poder computacional pesado, armazenamento, e infraestrutura de TI. A computação em nuvem fornece todos esses serviços com base nos requisitos individuais de cada empresa de forma acessível. Visto isso, fica evidente que o caminho para o destaque e o sucesso para sua empresa fica cada vez mais próximo. 

Se você gostou desse tipo de conteúdo, clique aqui, acesse nosso site e veja muito mais

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista