Novas tecnologias nas empresas

Como acompanhar os impactos das novas tecnologias nas empresas?

Como implementar automação de testes de software

Não é novidade que os impactos das novas tecnologias nas empresas são significativos e decisivos para que qualquer organização seja bem-sucedida no mercado atual.

Contudo, as mudanças e adequações exigidas pela transformação digital são mais profundas do que muitos imaginam, e exigem atenção a certos requisitos e tendências.

Para que você entenda como acompanhar essa evolução, e como a tecnologia pode impulsionar a competitividade do seu negócio, preparamos este artigo completo sobre o tema.

A seguir, entenda quais são os pontos de partida na área, seus impactos, benefícios, principais novidades e meios de adesão. 

Novas tecnologias nas empresas: por onde começar e como acompanhar? 

A implementação de novas tecnologias nas empresas deve ir além de investimentos pontuais e focados em processos específicos. 

No contexto de transformação digital, elas precisam ter um papel central e inerente às estratégias dos negócios, agregando mais inteligência e otimizando o desempenho de suas ações.

Isso significa que, para investir em inovação, primeiro é necessário desenvolver um pensamento estratégico, a fim de determinar como ela irá impactar os objetivos da organização.

A partir disso, a tecnologia pode  transformar todo o core das operações, influenciando os meios com que a marca interage com os consumidores, desempenha suas operações internas, se relaciona com seus parceiros e viabiliza as atividades de seus colaboradores.

Nesse sentido, a cultura organizacional deve passar a ser baseada em meios como métodos ágeis e de DevOps, e ainda empregar APIs para otimizar processos. Confira mais detalhes sobre esses conceitos:

Métodos Ágeis

São metodologias que visam entregar valor mais rapidamente aos consumidores, em que novas soluções são desenvolvidas e entregues de maneira incremental.

Nela, todo o processo de desenvolvimento segue as demandas dos negócios em tempo real, com adaptações imediatas e implementações mais céleres.

DevOps

No método DevOps, o desenvolvimento de tecnologia nas empresas é feito de maneira integrada entre desenvolvedores e as equipes de T.I.

Com isso, o objetivo também é agilizar as produções e implementações, garantindo mais qualidade e a segurança de que as necessidades da organização serão plenamente atendidas.

APIs

A gestão de APIs integra os desenvolvedores aos princípios do negócio, por meio de padrões e práticas que visam disponibilizar ferramentas tecnológicas com mais eficiência e segurança.

Basicamente, ela viabiliza os meios para que a inovação seja bem-sucedida e escalável, por meio de análises, supervisão e documentação.

Familiarizar-se com estes conceitos é o primeiro passo para a transformação digital, em que as novas tecnologias nas empresas realmente sejam capazes de promover uma influência profunda em suas operações.

Em um primeiro momento, pode parecer desafiador adequar-se a esses novos padrões, mas eles estão entre o conjunto de meios imprescindíveis para sobreviver e prosperar no mercado moderno.

Inclusive, quanto mais digital for o negócio, menos ele sentirá os impactos desta adequação, já que o avanço da tecnologia pode ocorrer de forma natural em seus processos.

Por sua vez, as organizações menos digitalizadas podem encontrar uma distância maior entre a evolução tecnológica do mercado e seus processos, projetos e produtos.

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Por conta disso, é fundamental ficar atento às noções que envolvem a transformação digital e aos meios com que ela dita os novos rumos das empresas. 

O que é transformação digital e como ela impacta os negócios?

Não é exagero afirmar que a adaptação à transformação digital é a ação mais importante para os negócios contemporâneos e que, atualmente, quase todos os processos precisam estar digitalizados em determinado grau.

Isso porque, as formas com que uma organização se comunica com o público hoje são quase todas digitais, e os meios com que uma empresa compreende seus clientes e direciona suas ações a eles têm mais a ver com os seus métodos gerenciais do que com a comunicação em si.

Isso significa que, mesmo que os produtos ou serviços vendidos não sejam digitais, as pessoas vão conhecê-los e avaliá-los por meio de plataformas tecnológicas. Portanto, todas as experiências direcionadas ao mercado precisam ser ligadas a softwares e afins.

Dessa maneira, reforçamos que os impactos das novas tecnologias nas empresas estão na transformação do próprio core business, em que a promoção de novos canais digitais sejam centrais no relacionamento com os consumidores e façam parte do DNA das operações. 

Nesse sentido, processos engessados, lentos e pouco focados nos clientes devem dar espaço para mudanças e adaptações em tempo real, por meio da criação de experiências contínuas e da promoção de soluções mais dinâmicas. 

Essa percepção é reforçada por um levantamento da Coleman Parkes Research, que aponta que o tempo de tomada de decisões em organizações alinhadas à transformação digital é 32% menor, enquanto o período de entrega de novas soluções ao mercado é 33% mais célere.

Em poucas palavras, esse novo paradigma exige que os processos e métodos digitais sejam incorporados de maneira profunda, e façam parte do todo que compõem os negócios, representando uma mudança radical nos meios com que as operações são definidas e realizadas.

Benefícios da tecnologia 

De acordo com o estudo Embracing Digital Technology: A New Strategic Imperative, 78% dos empreendedores já enxergam a transformação digital como um meio imprescindível para o sucesso de suas empresas.

Isso reitera o quanto a adesão de novas tecnologias nas empresas pode ser vantajosa para as organizações, uma vez que proporciona benefícios como:

  • ganho de produtividade;
  • melhor controle de qualidade;
  • diminuição de custos;
  • otimização de processos;
  • melhor capacidade de tomada de decisões;
  • maior entendimento dos consumidores;
  • melhor comunicação interna e externa;
  • ganho de flexibilidade no modelo de negócios;
  • aumento da mobilidade;
  • melhor capacidade de vendas frente às demandas dos consumidores modernos.

Para viabilizar essas possibilidades, é imprescindível compreender as tendências que ditam a adequação das novas tecnologias nas empresas, pois são elas que alinham os processos e ações dos negócios às exigências do mercado moderno. 

Novidades do mercado 

Muitos são os recursos consolidados e as ferramentas emergentes que impulsionam a adesão de novas tecnologias nas empresas

Para listar algumas das principais tendências da transformação digital nesse sentido, recorremos ao ranking da consultoria Bain & Company, divulgado com exclusividade à Exame, que aponta as inovações que devem guiar o mercado em 2021: 

  • inteligência Artificial com processamento de informações na própria ponta em que os dados são coletados, agregando mais eficiência e preservando a largura de banda;
  • 5G ligado à internet das coisas e ao big data, capaz de conectar aplicativos e máquinas para uma execução mais precisa, automatizada e contínua de processos;
  • plataformas de Inteligência Artificial voltadas à eficiência dos colaboradores, capazes de aumentar o desempenho dos mesmos, criar modelos práticos de operação e gerar resultados intuitivos;
  • ampliação dos recursos e tecnologias de segurança cibernética;
  • ferramentas de gerenciamento de força de trabalho, voltadas à melhoria do desempenho operacional e à resposta ao absenteísmo;
  • coleta e processamento de dados de saúde, voltados ao segmento médico e à gestão de pessoas nas empresas;
  • otimização dos processos de RH, tanto na identificação e seleção de novos talentos, quanto em sua retenção;
  • sistemas voltados à economia circular, que permitem reutilizar e alugar produtos, bem como reaproveitar insumos.

Indo além dessas tendências, é importante ressaltar outros pontos que são inerentes à transformação digital, como a comunicação integrada de softwares, automação, uso da realidade virtual e aumentada, internet das coisas, cloud computing, chatbots, inteligência artificial, e assim por diante.

Em todos os casos, voltamos à questão de que as organizações precisam saber como se adequar a essas inovações, bem como identificar os meios com que elas atendem às suas necessidades e determinar como elas podem gerar mudanças realmente profundas em seus meios organizacionais, processos, ambiente de trabalho e relacionamento com parceiros e o público.

Utilize a tecnologia a seu favor 

A adesão relevante de qualquer tecnologia nas empresas depende do pleno alinhamento entre seu processo de desenvolvimento e implementação às estratégias e processos do negócio.

Sendo assim, é preciso ter atenção a pontos como engenharia de requisitos, ao próprio design de software, sua devida implantação, controle de qualidade e manutenção – processos esses que devem ser eficientes, ágeis e focados no ganho contínuo de qualidade. 

Para isso, é imprescindível contar com o apoio de parceiros estratégicos, especializados em tecnologias e com times qualificados para desenvolver projetos personalizados à transformação digital das organizações que atendem. 

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