Com certeza você já deve ter ouvido falar, mas você sabe o que é engenharia de software?
Tirar uma aplicação do zero e fazer com que ela se torne funcional e desempenhe as atividades esperadas envolve uma série de procedimentos estratégicos.
Para arquitetar, testar e criar softwares, existe um grande trabalho dos engenheiros de software, que são profissionais da tecnologia que executam os passos necessários para o desenvolvimento dos sistemas.
Não existem mais dúvidas sobre a relevância dos softwares para empresas e, através da engenharia de software, o seu negócio pode ter uma solução especialmente desenvolvida para as suas necessidades.
E aí, quer saber como a engenharia de software e a sua empresa estão mais conectadas do que você imagina?
Então, continue a leitura para entender melhor sobre a área e suas tendências.
O que é a engenharia de software?
Quando se fala em tecnologia, existe uma gama de atuações bastante abrangentes, cada uma com a sua especificidade e objetivo.
No caso da engenharia de software, este é um recorte da engenharia da computação que tem como foco o desenvolvimento, manutenção e criação de software baseado nas práticas de gerência de projetos.
Para além disso, as soluções desenvolvidas utilizando as metodologias da engenharia de software visam uma maior organização, produtividade e qualidade.
As tecnologias criadas com a engenharia de software englobam linguagens de programação, banco de dados, bibliotecas, ferramentas, processo de software e qualidade de software.
Não somente, a área de engenharia de software também tem como objetivo oferecer mecanismos para o gerenciamento de processo de desenvolvimento baseado nas necessidades do requisitante.
A engenharia de software utiliza como base científica modelos abstratos e precisos que possibilita o desenvolvedor especificar, projetar e implementar e sistemas garantindo suas qualidades.
A área de engenharia de software envolve uma série de atividades, por isso, o profissional do segmento pode ser responsável pelas mais diversas fases do desenvolvimento de soluções tecnológicas.
Dentre as atribuições de uma equipe que trabalha com engenharia de software, podemos citar:
- Customização de softwares e apps;
- Gestão de projetos ligados aos softwares;
- Gerenciamento de documentação de projetos;
- Arquitetura do design estrutural dos programas;
- Administração de banco de dados;
- Manutenção de sistemas;
- Análise de dados;
- Desenvolvimento técnico;
- Entre outras funções.
Diante dessa lista, você pode ver que a área de engenharia de software é bastante dinâmica e movida à inovação.
Como funciona a área de engenharia de software?
Como citamos anteriormente, a área de engenharia de software engloba uma gama de atividades relacionadas aos processos de concepção, desenvolvimento e gestão de aplicações digitais.
Nessa realidade, profissionais que atuam na engenharia de software são capazes de desenvolver programas, ferramentas, funcionalidades, aplicativos mobile e até mesmo sistemas de informação completos.
Esses produtos podem ser entregues em forma de software para empresas e consumidores finais.
O engenheiro de software precisa transitar entre diversas funções e etapas do desenvolvimento de aplicações.
Aqui, é muito importante que a criatividade e o poder de se reinventar esteja sempre à frente da construção de qualquer solução.
Afinal, por se tratar de projetos personalizados para empresas, é necessário se ater às adaptações que precisam ser feitas de acordo com os requisitos do cliente.
Tendências da engenharia de software
Não tem como falar em engenharia de software sem trazer quais são os resultados que a área vem trazendo e suas tendências.
Veja aqui as tecnologias que estão crescendo exponencialmente e adentrado as portas das empresas do mundo inteiro nos mais diversos portes e segmentos:
Automação e Robótica
Engenharia de software hoje pode ser quase um sinônimo de automação de processos, afinal, boa parte das tarefas que são executadas pelas soluções visam facilitar o trabalho.
A realidade é que grande parte do investimento em tecnologia no mercado hoje é direcionado a automação, com o intuito de produzir da maneira mais eficiente, barata e sem falhas possível.
Nessa realidade, profissionais da engenharia de software são requisitados para criar soluções customizadas para os processos específicos de cada negócio.
Inteligência Artificial
Redes neurais e inteligência artificial são conceitos que vêm sendo cada vez mais aplicados em empresas para auxiliar na análise de dados e no desenvolvimento de estratégias de negócio.
Aplicada a negócios, essas tecnologias são denominadas Business Intelligence, abrangendo uma série de software capazes de programar algoritmos dotados de Machine Learning.
Desenvolvimento mobile
Queremos estar conectados o tempo inteiro, em qualquer lugar, a qualquer momento, inclusive quando se trata de trabalho.
Quando se fala em mobilidade, a primeira coisa que vem na nossa mente são os smartphones, ferramentas que vem transformando a rotina como um todo.
Se desejamos ter tudo no celular, é necessário que haja uma adaptação dos recursos computacionais para a realidade das telinhas, certo?
É aí que entra a grande atuação da engenharia de software!
Saber desenvolver para mobile vem sendo cada vez mais requisitado pelas empresas que buscam experiências usando o aparelho para rotina de trabalho.
Realidades virtual e aumentada
A experiência do cliente é uma grande prioridade para as empresas e, nos últimos anos, as realidades virtual e aumentada ganharam muita força entre os consumidores.
Essas tecnologias de imersão digital permitem que os consumidores possam se conectar com o mundo virtual e trazer as experiências do real por meio da tela de toque.
Um exemplo da aplicação dessas tecnologias é para a prototipagem e modelagem de produtos que antes precisavam estar fisicamente na presença do cliente para que o mesmo pudesse conhecer.
Agora, por meio da realidade virtual, esses produtos podem ser visualizados em modelos 3D de alta qualidade e em tamanho real.
Internet das Coisas
Mais perto do que imaginamos, a internet das coisas já é uma realidade graças à engenharia de software.
Relógios e lâmpadas inteligentes, geladeiras e armários que fazem compras automaticamente ou até mesmo aquela assistente virtual como a Alexa são fruto da Internet das Coisas (IoT)
Além de facilitar nossas vidas, esses dispositivos utilizam a inteligência artificial e conexão com a internet para monitorar pessoas e máquinas de maneira autônoma.
Segurança da Informação
Com tantas informações no meio digital e, ao mesmo tempo, maior tecnologia para a invadir os ambientes em que esses dados estão armazenados, existe uma grande preocupação em protegê-los.
Diante disso, pensando na realidade brasileira, a Lei Geral de Proteção de Dados vem como uma forma dos desenvolvedores possuírem um melhor norte sobre as boas práticas.
Todo o ciclo de desenvolvimento de softwares deve ser realizado baseado na segurança dos dados, por isso, a engenharia de software pode contar com uma infinidade de recursos para este fim.
A Segurança da Informação é um assunto muito pautado no mercado e por isso existe um grande conjunto de ferramentas, sistemas e processos que visam proteger as informações das empresas.
Por que escolher um especialista em engenharia de software para a sua empresa?
O desenvolvimento de software não é feito por qualquer pessoa, do dia para a noite e de qualquer jeito.
Essa é, sem dúvidas, uma das áreas que mais demandam conhecimento, já que estamos falando de linguagens bastante específicas, ou seja, linguagens de programação.
Nessa realidade, contratar especialistas em engenharia de software para desenvolver sua solução é a opção mais inteligente.
Além de diminuir erros que pessoas pouco entendidas podem cometer, os profissionais da área também estão disponíveis para atender em caso de qualquer intercorrência.
Veja aqui os motivos para você possuir uma boa equipe de engenharia de software no desenvolvimento de uma solução para a sua empresa:
Otimização de processos internos
Especialistas em engenharia de software não se restringe a apenas criar sistemas, na verdade, esses profissionais enxergam os processos da sua empresa como um todo.
Ou seja, a partir de uma análise profunda sobre a sua realidade, o engenheiro de software pode ter insights que te ajudem a otimizar os seus processos internos.
Dessa forma, eles desenvolvem o programa levando em conta as necessidades da empresa.
Gerenciamento total do seu projeto
Um bom projeto é aquele feito desde o momento em que começa a ser desenhado até a sua implantação.
A engenharia de software trabalha desde o processo de arquitetura do seu projeto, sendo esse o alicerce inicial para o desenvolvimento.
A criação e manutenção de softwares envolve tanto a estrutura, como também pontos referentes à linguagem de programação, design de interface, entre outros.
Suporte especializado
Contar com o apoio de profissionais especializados permite que a sua empresa tenha acesso a um helpdesk para sanar qualquer dúvida ou emergências com os programas.
Então, em caso de qualquer problema com o sistema, os profissionais estarão disponíveis para atender e sanar qualquer erro.
A engenharia de software da Monitora
A Monitora é uma empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias como design de serviço, engenharia de requisitos, design de software, implementação, controle de qualidade, implantação e manutenção.
Somos uma empresa de software especialista em ajudar negócios a se tornarem digitais por meio de metodologia, processos e software.
Cuidamos de todo o processo de desenvolvimento de tecnologias para ajudar nossos clientes a manter o foco em suas estratégias de negócio.
Quer ter mais informações sobre os nossos serviços? Acesse agora a nossa página e preencha o formulário para que um especialista entre em contato com você!