Entenda o que é software e a importância de ter um em sua empresa

Entenda o que é software e a importância de ter um em sua empresa

Como implementar automação de testes de software

Você sabe o que é um software? Ou melhor, você sabe o porquê é tão importante ter um software próprio para a sua empresa?

É um consenso o quanto os empresários são a favor do uso de tecnologias para otimizar os trabalhos desenvolvidos na corporação.

No geral, os software auxiliam na eliminação de erros humanos, trazendo eficácia e consistência aos processos para que a empresa se mantenha saudável. 

Para ter resultados melhores, é importante que sejam aplicados softwares planejados e estruturados de acordo com a necessidade da empresa.

Quer entender em detalhes como os softwares auxiliam no controle das atividades da sua organização?

Então, continue a leitura e saiba tudo sobre esse recurso tecnológico.

O que é software? 

Os softwares são como cérebros de dispositivos eletrônicos, sendo definidos como um conjunto de instruções que permitem que o usuário controle um determinado aparelho.

Sendo assim, existem os mais diversos tipos de softwares no mercado, podendo ser eles programas instalados em computadores, aplicativo no celular ou até mesmo o sistema do robô aspirador de pó.

Sem um software, esses aparelhos não são nada além de carcaças eletrônicas, afinal, sem um sistema operante, o seu celular não consegue nem mesmo realizar uma simples ligação.

Portanto, nos computadores, sem um sistema operacional como o Windows, Linux ou MacOS se torna inviável realizar qualquer tarefa.

Então, na maioria dos casos, os softwares são instalados nos armazenamentos dos aparelhos, seja em HDD, SSD, cartões de memória, entre outros. 

Contudo, você pode adquirir softwares através do download na página do desenvolvedor, em lojas como o Google Play e App Stores ou em mídias físicas vendidas em lojas.

Classificação dos softwares 

Os softwares podem ser classificados em três tipos: de programação, de sistema e de aplicação. 

Vejamos o que são e como se comporta cada um deles:

Software de programação

Em primeiro lugar, os softwares de programação são ferramentas de desenvolvimento de programas e novos softwares que utilizam diversas linguagens de programação.

Em segundo lugar, os softwares de programação ainda abrigam compiladores, intérpretes e depuradores, ferramentas necessárias para rodar o código.

Software de sistema

Softwares de sistema são projetados para uma plataforma para outros softwares. 

Basicamente, esses softwares são armazenados em um disco rígido de um computador e ajuda a gerenciar o hardware e outros softwares na máquina. 

Em suma, exemplos comuns de software de sistema incluem o sistema operacional Windows, Linux e o sistema operacional Mac OS. 

Software de aplicação

Os softwares de aplicação se trata de um grupo de programas que executam funções, tarefas ou atividades coordenadas para o benefício do usuário.

De fato, entre os softwares de aplicação que mais conhecemos estão os editores de texto, navegadores, redes sociais, aplicativos, jogos e reprodutores de música e vídeo.

Além disso, dos mais simples como o WordPad até os mais robustos como sistemas gerenciadores de banco de dados, os softwares de aplicação são a base para a execução de qualquer tarefa.

Exemplos de cada classificação de software

Agora que você já conhece as classificações de softwares, para que você entenda mais profundamente, veja alguns exemplos de cada tipo de software:

Tipos de software de programação

Para além da linguagem que é utilizada no contexto do software de programação, existem modelos de software que exercem funções distintas, sendo eles:

Editores de código

Os editores de código são programas para o gerenciamento de arquivos digitais compostos por texto. 

Eles cumprem a função de ler o arquivo e interpretar os bytes, de acordo com o código do editor.

Compilador

Compiladores são tradutores que constroem a linguagem de programação para um programa em si.

Vinculador

O software vinculador tem como função pegar os objetos iniciais do processo de compilação, descartar os desnecessários e vincular um código aberto à biblioteca interna, produzindo um arquivo executável.

Depurador

Depuradores são programas utilizados para “limpar” erros de outros programas;

Tipos de software de sistema

Softwares de sistema não são apenas os sistemas operacionais, além deles, são classificados nesse tipo: 

Carregadores de inicialização

Cumpre a função de enviar informações para a memória, com a finalidade de executar programas.

Controladores

São programas que permitem ao sistema operacional realizar interações entre o hardware e a interface do usuário para usar o dispositivo.

Ferramentas de diagnóstico

Trata-se de um recurso utilizado para monitorar e controlar a funcionalidade dos recursos físicos do dispositivo.

Tipos de software de aplicativo

Dentre as classificações, os softwares de sistema são aqueles que possuem a maior quantidade de tipos.

Assim sendo, para exemplificar, trouxemos aqui alguns dos tipos mais utilizados:

Bancos de dados

Atualmente, os principais softwares banco de dados funcionam em seu modelo de computação na nuvem e são responsáveis por coletar as informações de forma organizada e armazená-las.

Ebook O guia definitivo da transformação digital

Automação de escritório

São softwares projetados para otimizar as atividades de escritório através da automatização, permitindo uma maior qualidade na execução e produtividade.

Softwares de gestão

São sistemas compostos por diversas ferramentas para serem utilizadas em tarefas relacionadas à gestão do negócio.

Software corporativo 

É uma classe de aplicações que são desenvolvidas para otimizar, automatizar ou medir a produtividade de alguma indústria ou empresa.

Por que ter um software personalizado para a sua empresa?

Utilizar a tecnologia para o crescimento do negócio é comum para todos os portes de empresa, até mesmo os pequenos negócios.

Além disso, essa é uma estratégia para se manter competitivo no mercado, proporcionando um serviço mais moderno e completo para os seus clientes.

Nessa realidade, uma forma de possuir um melhor desempenho, muitas empresas têm optado por ter um software próprio.

A intensificação da eficácia desses recursos é justamente porque softwares personalizados são adaptados ao porte da empresa, suas necessidades e capacidade de investimento da empresa.

Atualmente, o mercado de fabricação de softwares se encontra mais acessível, atendendo as mais diversas áreas de atuação.

Portanto, um software feito sob medida é único, exclusivo e proprietário, garantindo uma gestão inovadora, oferecendo diferenciais competitivos para o negócio. 

Afinal de contas, esses programas oferecem condições disruptivas que agilizam e otimizam processos.

Com eles, todos os departamentos da empresa têm a oportunidade de executar tarefas com precisão e eficiência, obtendo uma maior independência da organização.

Benefícios de um software próprio para a sua empresa

Se você está buscando um software feito sob medida para a sua empresa, deve estar pensando que essa ferramenta tem como benefício potencializar a execução de tarefas, certo?

Sim, você está correto! Mas essa não é a única vantagem de contar com um software próprio para a sua empresa.

Aqui vão 5 benefícios de contar com uma boa solução operando no seu negócio:

Produtividade

Quanto tempo a sua equipe utiliza tentando tratar planilhas, documentos e processar dados até que sejam entregues relatórios precisos?

Realizar tarefas administrativas e gerenciais de forma manual é coisa do passado! 

Assim sendo, esse tipo de comportamento abre janela para erros humanos ocorrerem, com dados inconsistentes ou que não condizem com a realidade do negócio.

Com o apoio de softwares de gestão, por exemplo, esses processos são feitos automaticamente, em tempo real.

Redução de custos

Contar com softwares que atendam às suas necessidades e automatize tarefas é a oportunidade perfeita para possuir uma gestão mais enxuta.

E isso se reflete em uma redução de custos, já que é necessário menos mão de obra operante.

Além disso, aplicativos modernos atuam utilizando a computação na nuvem e isso corta os custos com recursos físicos de processamento e armazenamento.

Evolução do negócio

É inegável o quanto um software customizado ajuda a empresa a possuir uma maturidade tecnológica que beneficia processos.

Portanto, através de um software próprio para a sua empresa todos os times e setores são interligados e isso permite uma melhor progressão das atividades.

Gestores também contam com operações bem mapeadas e sistematizadas, o que é indispensável para que possam executar suas tarefas de forma estratégica. 

Dados analíticos para melhores decisões 

Softwares customizados bem elaborados são capazes de fornecer dados analíticos e indicadores confiáveis para a sua empresa.

Portanto, os softwares de gestão coletam e analisam criteriosamente todas as informações inseridas na plataforma e podem gerar relatórios mais assertivos. 

Como resultado, essas informações atualizadas são fundamentais para a tomada de decisão importante. 

Segurança

Não podemos nos esquecer de falar do nível de segurança dos dados do seu negócio ao optar por um software próprio.

Entretanto, tendo em vista que o desenvolvimento do mesmo foi feito exclusivamente para o uso corporativo, softwares empresariais são altamente seguros, permitindo o acesso somente por profissionais autorizados.

Já parou para pensar como pode ser arriscado para o seu negócio enviar arquivos e projetos importantes por meio de redes sociais ou outros meios que podem ser facilmente invadidos? 

Essa prática pode oferecer grandes riscos de vazamento de informações.

Por outro lado, ao utilizar aplicações próprias e direcionadas para o seu negócio, o armazenamento é feito em local protegido para que sejam salvos e recuperados em qualquer momento.

Conte com a Monitora para o desenvolvimento do seu software

Agora que você conheceu a fundo sobre os softwares, seus tipos e a importância de possuir um para a sua empresa, deve estar se questionando quem pode te ajudar com isso, certo?

Para essa missão, você pode confiar na Monitora!

Somos uma empresa de software especialista em ajudar negócios a se tornarem digitais por meio de metodologia, processos e desenvolvimento de software.

Cuidamos de todo o processo de desenvolvimento de tecnologias enquanto você pode manter o foco em suas estratégias de negócio.

Veja mais como podemos te ajudar em nossa página de serviços.

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista