Cada vez mais cresce o interesse em desenvolvedores de sistemas, softwares e sites, em atrair os consumidores de seus produtos e conquistá-los pela qualidade do serviço. Com isso, entende-se que existe a necessidade de proporcionar uma impressão inteiramente positiva. Por isso, você precisa saber o que é UI e UX.
Esses são conceitos que estão em alta nos tempos atuais, muito por conta da necessidade de satisfazer o cliente não apenas pelo produto, mas com todo o serviço. Mais especificamente, esses conceitos visam trazer a melhor experiência de compra dos clientes por meio de um design que seja inteligente e didático.
Afinal, nós frequentemente recorremos aos sites para fazer compras de produtos, encontrar conteúdo sobre algum tema de nosso interesse ou até mesmo se divertir. Independente da intenção do cliente, devemos considerar também que existe o interesse do criador do site em converter os acessos em sua plataforma em alguma renda.
Trata-se, portanto, de uma forma de negócio muito peculiar, já que o site deve conter elementos que sejam capazes de proporcionar um bom momento aos clientes. Para isso, usa-se dos artífices de design gráfico, que por sua vez são diversos. Ademais, é preciso que a plataforma consiga facilitar o entendimento do usuário e não complicá-la.
A partir dessas premissas básicas, podemos pensar em soluções que garantam que o site seja uma forma de potencializar a compra ou acesso de um usuário e não o contrário!
UI e UX: entenda o que é e o significado
Apesar de serem dois termos diferentes, esses dois conceitos precisam necessariamente trabalhar juntos para que um site consiga ser bem-sucedido em seus propósitos. Inclusive, tanto o UI quanto o UX incorporam elementos um do outro, o que por vezes pode tornar um pouco mais difícil fazer a comparação entre os dois termos.
UI
O termo “UI” é a abreviação de “User Interface”, ou “Interface do Usuário”, em português, e que portanto possui mais relação com a parte visual de um site. Ou seja, é o trabalho gráfico para que haja uma boa impressão quanto a estética da plataforma, mas não só isso, pois também existem os estudos para torná-la acessível.
Por exemplo, ao entrar em um site provavelmente o que você mais deseja é conseguir encontrar o que busca sem grandes dificuldades. Mas não é isso o que acontece em algumas plataformas, quando a navegação pelas opções é tão difícil que por vezes fica até insustentável se manter acessando.
Isso não aconteceria se houvesse na equipe um profissional de UI, pois é necessário que para além da beleza, o site também deve possuir uma função. Logo, precisa que as informações sejam dispostas de forma fácil, em lugares estratégicos, de modo a guiar o usuário durante o seu acesso.
Como quando você acessa um site em busca da informação sobre um assunto cuja compreensão depende do entendimento de outro conceito. Quando isso acontece, os sites feitos por designers inteligentes possuem um botão com um link para outra matéria sobre o assunto complementar.
Com isso, economiza-se o tempo que você teria em fazer outra pesquisa em outro site, não é mesmo? Entretanto, devemos nos atentar ao fato de que não basta simplesmente dispor a informações, pois também é essencial que a disposição seja feita da forma correta.
No caso, é preciso estudar qual o lugar mais propício para cada tipo de opção no site, sendo que o foco principal é fazer com que o usuário não perca muito tempo em busca dessas informações. Nesse sentido, o designer de UI pode elaborar um “caminho” que guie o internauta.
Como o UI pode otimizar o tempo do usuário
Já notou que atualmente todos os conteúdos na internet são feitos de modo com que a leitura seja fluida sem grandes interrupções? Bom, ao menos deveria ser assim, e isso se dá porque o formato de notícias, matérias e textos devem acompanhar o perfil da pessoa que os procura.
No caso dos conteúdos da internet, o perfil de quem os busca é o de alguém que tem pressa em ter suas perguntas respondidas, muito por conta da falta de tempo. Assim, caso o texto seja difícil demais ou tenha uma organização que não facilite a leitura, é muito provável que o internauta desista de ler o conteúdo nesse site e busque por outro.
Entretanto, devemos nos atentar que não apenas a escrita do texto pode influenciar um internauta a não consultar aquele site. Isso porque o próprio design pode dificultar a leitura dos conteúdos, como por meio de uma diagramação malfeita, escolha errada de cores, imagens que mais atrapalham que ajuda, para não mencionar o efeito dos anúncios.
Em contrapartida, um designer de UI consegue desenvolver uma estrutura que seja fácil de digerir. Nesse sentido, é comum que se pense em um “caminho” para o usuário, ou seja: o internauta acessa o site, encontra o conteúdo que deseja, mas também conteúdos relacionados e os serviços que a plataforma oferece.
Em pouco tempo garante-se não apenas que haja a satisfação do internauta quanto ao seu objetivo inicial, mas apresenta-se o que mais o site pode fazer por ele. Dessa forma, existe de fato uma otimização do tempo de quem acessa o conteúdo, sendo que esse é o principal objetivo da maioria das pessoas na internet.
UX: O que é
Já o outro termo é o UX, que por sua vez é a abreviação de “User Experience”, ou “experiência do usuário”, em português. Basicamente, consiste no conjunto de ferramentas que faça do momento em que se acesse o site algo bastante agradável e capaz de gerar emoções nos internautas.
Em grande parte, isso será feito por meio do design, como já mencionamos no tópico anterior com o UI. Isso porque o design facilitado é uma forma de estar atento ao que o internauta busca, o que permitirá que haja satisfação em ter os seus objetivos correspondidos e por encontrar na plataforma ainda mais.
Porém, não podemos limitar que a experiência das pessoas se dá unicamente em função do visual e da funcionalidade. Isso porque existem diversos recursos que são capazes de gerar uma resposta agradável. Assim, o designer de UX irá trabalhar justamente na estruturação desses recursos para que o usuário se sinta bem.
Por exemplo, você pode oferecer serviços ditos “extras” em seu site, ou seja, que não são exatamente a proposta da plataforma, mas que são conteúdos relacionados. Ao oferecer esses serviços, o usuário irá perceber que a plataforma busca ser a mais categórica possível e possui de fato o interesse em proporcionar o conteúdo mais completo.
Geralmente, são esses os diferenciais que fazem com que o seu público se torne fiel ao seu trabalho e que o recomende para outras pessoas. Lembre-se que a forma mais importante de se fazer marketing é fazendo por meio da oferta de qualidade. Esse será o principal fator capaz de fazer com que exista a indicação da plataforma.
Nesse caso, o trabalho de um designer de UX será principalmente na elaboração de ideias capazes de fazer com que o usuário se identifique e se aproxime do seu projeto. Quando junto com o trabalho de um usuário de UI, é possível alcançar ótimos resultados.
Como o Designer de UX elabora a pesquisa de usuário e persona
Para conseguir se comunicar de forma direta com os usuários, o designer de UX precisa primeiramente descobrir mais sobre quem são estes. Por isso, um dos principais papéis desse profissional é fazer toda a parte de pesquisa de usuário que envolve a descoberta de suas preferências.
Para isso, existem diversas metodologias, que vão desde entrevistas até a análise de dados. No geral, isso irá proporcionar a criação de métricas as quais permitam entender um pouco mais sobre como se comportam as pessoas que acessam o conteúdo que está sendo feito.
Com isso, será possível desenvolver estratégias mais específicas de marketing para tornar a organização do site verdadeiramente eficaz em cativar o público. Em contrapartida, também será necessário para saber aquilo que desagrada, o que não funciona e o nível de satisfação do usuário ao acessar o material.
Trata-se, portanto, de uma análise de satisfação, que geralmente é feita após o oferecimento de um serviço digital. No caso, o levantamento desses dados e, mais importante, a análise feita a partir deles deverá ser o norte para o designer de UX. Aqui, vale destacar que a principal tarefa desse profissional será a interpretação das informações.
Cada vez mais as empresas solicitam a participação de profissionais de UX para conseguir desenvolver estratégias comerciais. Por exemplo, o desenvolvimento de uma central de atendimento ou dos canais de relacionamento com os clientes.
Ademais, a própria elaboração de campanhas publicitárias deve envolver também os designers de UX. Como resultado, espera-se que a experiência do cliente seja impactada por meio desses recursos digitais.
O profissional de UX e a criação da persona
Como já mencionamos, grande parte do trabalho do designer de UX consiste no estudo sobre o perfil dos usuários que acessam o site ou o conteúdo digital. Nesse sentido, uma das principais estratégias é justamente a criação de uma persona para melhor facilitar a elaboração do material que será posto online.
No caso, define-se como “persona” o perfil de um usuário comum de determinado tipo de informação, ou seja, algo semelhante a um público alvo. Porém, a persona busca ser ainda mais específica, com a identificação de traços de personalidade que o público compartilha e as características em comum que formam um grupo.
Por exemplo, deverá considerar a idade média dos usuários que acessam o conteúdo, bem como o lugar onde moram, profissão e outras informações mais gerais. Mas também deve abordar outros dados que são mais específicos, como as preferências de consumo, a linguagem com que mais se identificam, os hobbys e tudo mais.
A partir da inferência dessas principais informações é que se elabora uma “persona”, que nada mais é que um personagem que incorpora generalizações do público alvo. Assim, digamos que um site seja mais acessado por jovens entre 20 e 25 anos que pertençam ao sexo masculino e que sejam estudantes de cursos de graduação em universidades.
Nesse sentido, pode-se criar a persona “Júlio” para representar todo esse público. Portanto, poderia definir que Júlio é um jovem de 22 anos e que estuda Ciência da Computação em um curso de graduação. Com essa definição, o foco será elaborar um conteúdo que seja capaz de alcançar ao “Júlio”, ou seja, que melhor consiga falar com o público.
O designer de UX e a criação de métricas
Como você pode imaginar, a criação de uma persona não pode ser feita com a ausência de um estudo profundo sobre o público alvo. Portanto, o levantamento de métricas e estatísticas será imprescindível para o trabalho de um designer de UX. Para isso, ele poderá recorrer aos próprios levantamento das plataformas, como os sites geralmente tem.
No entanto, cada vez mais recorre-se à elaboração de pesquisas específicas e próprias que sejam capazes de sanar a necessidade de informações sobre o público. Aqui, vale lembrar que até para se criar uma pesquisa é importante saber previamente aquilo que se deseja encontrar.
Logo, um bom designer de UX precisa saber quais são os pontos específicos da personalidade dos usuários que poderá servir de estudo e, consequentemente, se converter em importantes informações comerciais? Com isso fica possível entender a necessidade desse profissional em recorrer às teorias da comunicação.
Isso proporcionará maior propriedade para lidar com o manejo desses dados e também melhor segurança na hora de criar campanhas publicitárias e também em guiar a construção de um site. Ademais, o estudo das ciências de dados, como por meio dos recursos de programação, também será um importante diferencial para o designer de UX.
Jornada do Usuário
Para finalizar nossa análise sobre as funções do designer de UX, precisamos delimitar melhor a ferramenta da Jornada do Usuário. Basicamente, trata-se da ideia que já apresentamos, que é a criação de um caminho de interação de um usuário dentro de um site, até que o mesmo chegue à etapa final, que geralmente é o consumo do produto.
Entretanto, enquanto o designer de UI irá pensar nessa estratégia a partir de uma perspectiva mais visual, com a organização do site em suas diversas opções, o profissional de UX recorrerá principalmente aos fatores sociais e psicológicos presentes durante o momento em que um internauta acessa o site.
Mais uma vez, para descobrir mais sobre esses fatores será imprescindível que exista um estudo sobre o comportamento das pessoas. Nesse intuito, as pesquisas de satisfação serão muito eficazes, já que elas conseguem sintetizar aquilo que os usuários pensaram e como se deu a experiência durante o tempo de acesso do conteúdo.
No caso de sites de vendas, por exemplo, em que de fato existe um produto sendo comercializado de forma explícita, essa pesquisa pode vir após a compra, o que é bastante comum. Certamente você já deve ter se deparado com algum tipo de seguinte pergunta após a compra: “de 0 a 5: o quanto você ficou satisfeito com o nosso atendimento?”.
Por mais que essas perguntas pareçam um tanto chatas de responder em um primeiro momento, elas são de fundamental relevância para aqueles que se dedicam na criação de conteúdo para a internet. Sendo assim, não deixe de pensar nessa ferramenta na próxima vez que decidir fazer uma atualização no site do seu negócio.
Conclusão: Como a Monitora pode te ajudar
Talvez num primeiro momento de contato com esse tema, pode ser que você se sinta um tanto quanto perdido, não é mesmo? Mas isso faz parte, e certamente com o tempo e experiência na transformação digital você conseguirá ter maior domínio sobre esses assuntos.
De qualquer forma, lembre-se que você pode contar com a Monitora na hora de montar o seu software ou um plano de negócios que atenda de forma completa os objetivos do seu negócio. Afinal, a Monitora conta com especialistas em planejamento para absolutamente todas as etapas de criação e manutenção de um projeto digital. Desde o design de escopo do projeto, passando por todas as etapas de desenvolvimento e com a finalização de UI e UX Design.
Como você já deve saber, ser destaque no mundo virtual é hoje um grande diferencial para qualquer negócio, já que cada vez mais o nosso mundo se dirige à virtualidade. Sendo assim, não opte por ficar desatualizado ou, pior ainda, deixar o seu negócio sem as ferramentas corretas para fazer sucesso.
Por isso, te convidamos a conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho em transformação digital, e a entrar em contato conosco. Certamente o seu projeto irá alcançar outro patamar de qualidade com a nossa ajuda!