O que buscar em uma empresa de outsourcing de software?

O que buscar em uma empresa de outsourcing de software?

Como implementar automação de testes de software

Cada vez mais as empresas tomam consciência da importância de ter uma engenharia de software. Para isso, muitas optam por desenvolver um setor exclusivo por meio da contratação de profissionais diretamente. Já outras, acreditam que o caminho seja o outsourcing de software.

Os motivos que conduzem à terceirização de software são muitos, como a redução de custos e também a garantia de melhor qualidade, aspectos que abordaremos mais à frente no texto. Com isso, já existe um grande mercado nessa área, com constantes pesquisas em desenvolvimento e também argumentos prós e contra a terceirização. 

Porém, o debate vai muito mais além do que simplesmente decidir contratar ou não um outsourcing de software, pois é preciso saber quais critérios utilizar na hora da contratação. Como já mencionado, cada dia mais cresce o número de terceirizadas especialistas em desenvolvimento de sistemas. Diante dessa realidade, como escolher a certa?

Para responder a essa pergunta, é preciso saber melhor como funcionam essas empresas, o que elas trazem de diferencial e quais as suas atribuições. Dessa forma, será possível reconhecer a melhor para desenvolver o software para o seu negócio.

Por isso, reunimos em um único texto todas as informações necessárias para compreender a atuação de um outsourcing de softwares. Também iremos apresentar as vantagens de optar por esse sistema e o porquê de muitas companhias o utilizarem. 

O que faz uma empresa de outsourcing de software?

O termo “outsourcing” vem do inglês e significa terceirizar, portanto serve para qualificar qualquer empresa que presta serviço à outra. No mundo dos negócios, a terceirização já é uma prática bastante comum e traz, entre seus benefícios, a redução de custos e a otimização de contratação. 

Porém, um outsourcing de softwares ainda é uma novidade para muitas pessoas. Como o próprio nome já sugere, são empresas que prestam o serviço de desenvolvimento de sistemas para outras empresas. Geralmente, as instituições que optam por essa contratação preferem um atendimento mais personalizado às suas necessidades particulares.

Ademais, vale lembrar que os “softwares” nada mais são que os programas para quaisquer dispositivos, como computadores ou celulares, que auxiliarão na gestão da empresa de uma forma geral. Atualmente, é muito difícil conhecer uma linha de negócio que não utilize um software, mesmo que básico, para ajudar na gestão e tomada de decisões.. 

Para muitos negócios, os simples programas de computador já conhecidos e padronizados são  suficientes para gerir a empresa. Porém, outros precisam de mecanismos mais complexos que deem conta da demanda de processos de gestão envolvidos e por isso precisam ser personalizados..

Para estes casos, será mais interessante o desenvolvimento de um software específico para a realidade daquela empresa. Nesse sentido, a terceirização de uma empresa de desenvolvimento de programas soa como uma boa opção. 

Após a contratação, essas empresas buscarão analisar quais são os problemas da contratante e como os softwares podem ajudar a resolver. Em consequência, a empresa contratante poderá experimentar maior eficácia em seus processos, além de maior agilidade na entrega do produto aos clientes. 

Por isso, cada vez mais organizações de renome optam pela contratação de um outsourcing, por acreditar que a qualificação de especialistas no assunto lhes renderá mais resultados. E eles não estão errados, pois a implementação de softwares personalizados costuma trazer retornos importantes para os negócios. 

Por que as empresas terceirizam o desenvolvimento de software?

Poucas vezes iremos encontrar, na gestão das empresas, pessoas especialistas na área de TI e de desenvolvimento de programas. Na verdade, esses empresários costumam estudar administração, economia, comunicação, vendas e outros fatores. Assim, o principal motivo que conduz uma empresa ao outsourcing é a necessidade de qualificação.

No caso, a instituição que não opta pela terceirização precisa optar pela criação de um time próprio de desenvolvimento tecnológico. Essa opção também traz as suas vantagens, sendo o principal deles a exclusividade de profissionais da área.

Por outro lado, a terceirização também possui suas grandes vantagens, que dizem respeito muito mais à redução de gastos e também a otimização do tempo, como mencionaremos melhor a seguir. O fato é que os empresários e CEOS já perceberam que não poderão se manter no mercado enquanto não tiverem um bom desenvolvimento de softwares.

Isso porque o futuro do mundo dos negócios está justamente na automatização dos processos e na otimização das rotinas de trabalho. Assim, rejeitar o uso dos programas de computador certamente irá resultar em desvantagem competitiva em um mercado cada vez mais tecnológico.

Ao utilizar os softwares, as empresas conseguem apresentar resultados melhores em menor tempo. Além de reduzirem de forma drástica a diminuição dos erros geralmente advindos da falha humana. Estatisticamente, o uso de softwares irá fazer a empresa progredir de forma linear.

Portanto, o outsourcing de softwares surge como uma possibilidade de agilizar o processo de integração de uma empresa ao mundo digital. Afinal, as empresas terceirizadas possuem equipes de funcionários competentes e especialistas em desenvolvimento de programas com ampla experiência no mercado.

Os benefícios de um outsourcing de softwares

Até agora certamente você já notou alguns dos benefícios de quem opta por contratar uma terceirizada no setor de softwares. No caso, a maioria desses benefícios se apresentam em oposição ao desenvolvimento de uma equipe própria da empresa. Prova disso é que cada vez mais instituições optam pela terceirização.

Seria isso simplesmente por conta de uma economia da empresa? Bom, certamente a economia é um ponto fundamental, porém não é o único fator a pesar na hora de escolher um outsourcing. Isso porque outros fatores podem contar pela escolha, como a necessidade de implementação imediata e também a garantia de qualidade.

Para facilitar o entendimento de como a opção das terceirizadas pode ser o que a sua empresa precisa, confira a seguir alguns dos motivos para escolher o outsourcing. 

Mais rapidez no processo de integração

A empresa que opta pela formação de uma equipe própria, certamente precisará, no mínimo, de uma consultoria. Isso porque será necessário saber exatamente o que se busca em profissionais da área de software, além de entender quais as necessidades da área.

Ademais, além da consultoria será necessário elaborar todo um projeto de recrutamento e seleção que pode durar muito tempo e também custar dinheiro. Em oposição, a escolha de uma empresa de outsourcing garante que o negócio terá profissionais competentes disponíveis em um tempo mínimo.

Desse modo, será possível começar de imediato uma transição para o mundo digital e  sanar os problemas da empresa por meio de soluções digitais. Para aqueles que têm pressa de realizar algo efetivo, certamente é a melhor opção. 

Garantia de qualidade

A escolha de um profissional, para qualquer área que for, envolve o risco de não saber se o funcionário possui, ou não, a qualidade que a empresa precisa. Geralmente, o risco de contratar um profissional ruim diminui bastante com um bom processo de recrutamento e seleção, mas ele ainda assim existe.

Porém, o risco de fato passa a ser praticamente inexistente com a escolha de um outsourcing de software de qualidade. Isso porque será a empresa terceira a responsável por realizar os processos de escolha do funcionário e irá se responsabilizar pelo seu desempenho. Em caso de descontentamento, a contratante pode simplesmente pedir que haja a troca imediata. 

Ebook O guia definitivo da transformação digital

Ademais, as empresas terceirizadas em desenvolvimento de software se destacam por possuírem alguns dos maiores especialistas na área. Isso porque toda a gestão da organização se preocupa unicamente com a qualidade de um único tipo de profissional. Dada a especialização, os resultados podem ser mais satisfatórios. 

Redução de custos

Outro fator importante e inegociável é a redução de custos. Como acabamos de mencionar, o próprio processo de recrutamento e seleção pode sair um tanto caro para a empresa. Envolve o desenvolvimento de anúncios para a divulgação da vaga, consultoria para análise dos currículos e também o custo de oportunidade da energia gasta para a organização do processo.

Por outro lado, a escolha por um outsourcing é muito mais simples, especialmente se levar em consideração a reputação da terceirizada no mercado. Ademais, o próprio desempenho da empresa pode aumentar de forma imediata, em termos de lucro.

Isso porque os funcionários do outsourcing chegarão em sua empresa já capacitados para começar a atuar no desenvolvimento de softwares exclusivos. Isso poderá adiantar a melhoria do processo do seu negócio e garantir melhor desempenho no mínimo de tempo possível. Como já vimos há pouco, o uso de softwares é uma das formas de garantir grandes rendimentos.

Tecnologia Moderna

O mundo dos softwares está em constante mudança por meio das atualizações das técnicas, o que exige que haja sempre avanço  do conhecimento dos profissionais. Geralmente, as empresas que se especializam em outsourcing estão atentas às demandas do mercado e por isso preparam os seus funcionários para as mudanças. 

Assim, elas são mais prováveis a realizar treinamentos internos com a equipe, e estarão mais a parte daquilo que o mercado exige dos desenvolvedores. Ademais, você transfere para a terceirizada essa função de desenvolver aperfeiçoamentos.

Isso sem falar que as terceirizadas também estão mais dispostas a investir na tecnologia correta, com o aperfeiçoamento das técnicas e  das ferramentas. Isso irá garantir que toda a contratante esteja sempre com vantagem competitiva quanto ao uso dos softwares. 

Como escolher uma empresa de outsourcing de softwares?

Depois de ler até aqui, você certamente já entendeu sobre os benefícios de contratar um outsourcing de software para uma empresa. Mas agora, resta outra dúvida tão importante quanto: como escolher a terceirizada correta?

A dúvida se torna ainda mais pertinente uma vez que aumenta o número de negócios especializados em desenvolver programas personalizados para empresas. Porém, ainda assim é possível pensar em alguns critérios básicos que se deve ter em mente na hora de buscar a terceirizada correta. Veja alguns exemplos de critérios a seguir:

Busque uma empresa com experiência

De fato uma empresa nova pode se desenvolver com potencial, mas, caso você queira evitar erros, busque uma empresa com experiência. Para isso, busque recomendações disponíveis no mercado e também as avaliações de outras instituições  que contrataram aquela terceirizada em questão.

Ademais, lembre-se que quase sempre a inexperiência é compensada por um valor mais baixo, entretanto, a garantia de um trabalho de qualidade vale muito mais. Assim, dispense proposta com valor muito abaixo no mercado, pois elas podem ser a representação da ausência da garantia de um bom serviço.

Busque conhecer o nível de mão de obra da empresa

A escolha por um outsourcing de software é justamente uma forma de garantir a qualidade do trabalho dos funcionários, porém, nem sempre isso é uma verdade. Por via das dúvidas, busque investigar qual o nível de qualificação da mão de obra daquela empresa e quem são os seus líderes e gestores.

Isso é muito importante para evitar surpresas desagradáveis quando a empresa já foi contratada. Além disso, tente entender também a dinâmica de trabalho daquela empresa, quais os seus critérios de contratação e também a identidade dela no mercado.

Esse último fator é muito importante, uma vez que existem outsourcing mais habilitadas para agir em determinado setor da economia. Todos esses fatores são cruciais na hora de determinar se há qualidade na mão de obra da terceirizada ou não.

Documentação e histórico legal

Antes de contratar qualquer terceirizada é muito importante que haja uma pesquisa sobre a regulamentação dela. Isso porque são muitos os casos de fraude ou problemas com outsourcings que não possuem as documentações corretas e não cumprem todos os requisitos legais para atuarem no mercado.

Desse modo, não verificar a existência de antecedentes na justiça e também solicitar toda a documentação, pode ser um erro crucial. 

Por isso, não esqueça de conferir todos os trâmites legais antes de escolher entre uma empresa e outra. 

A Monitora é referência em outsourcing de software

Agora que você já sabe quais são todos os critérios aos quais você deve se atentar no momento de escolher a terceirizada, ficará feliz em saber que a Monitora cumpre todos esses requisitos. Afinal, são mais de dez anos no mercado com ótimas recomendações de diversas empresas, o que a tornou referência no segmento no Brasil e em várias partes do mundo.

Ao longo dos anos, a Monitora trabalhou no desenvolvimento de softwares e soluções digitais para empresas do setor financeiro, de saúde, jurídico, engenharia, qualidade, aviação, agronegócios e muito mais. Assim, conseguimos nos destacar por desenvolver metodologias que realmente funcionam e que são capazes de gerar melhor desempenho para o negócio. 

Mais do que isso, também trabalhamos com o aperfeiçoamento da nossa equipe, por meio de treinamentos e cursos de especialização. E, já que mencionamos nossa equipe, vale mencionar também que nós trabalhamos com alguns dos profissionais mais capacitados em desenvolvimento de software no Brasil. 

Não por acaso nos tornamos uma empresa líder do desenvolvimento tecnológico em nosso país. Pois investimos em tecnologia de ponta, com o que há de melhor e mais moderno em programação. Afinal, a nossa maior paixão é conseguir trazer soluções para otimizar e potencializar a rotina de empresas por meio da tecnologia. 

Bom, depois de todos esses motivos você certamente já deve considerar a Monitora como uma empresa a se contratar. 

Conclusão

Utilizar os softwares para aprimorar o trabalho de sua empresa não é mais uma opção a ser questionada, pois o mercado e o seu nível de competitividade atual demandam uma gestão mais eficiente. Assim, a empresa que não se adequar a essa demanda certamente estará estagnada sem crescer e sem se destacar entre as demais.

Por isso, a contratação de um outsourcing de software se mostra mais do que uma opção válida. Isso porque, por meio desses outsourcings, é possível otimizar o tempo de escolha em recrutamento e seleção, além de acelerar os possíveis retornos financeiros.

Ademais, nós também vimos que essa opção garante que exista mais segurança quanto à qualidade do serviço ofertado. Porém, existem diversos outros motivos que provam que a escolha de uma terceirizada é uma escolha certeira. Por isso, utilize esta matéria como o início de suas pesquisas sobre o assunto.

Para terminar, mais uma vez enfatizamos que a Monitora possui ampla experiência no mercado com outsourcing de software e já se destaca como uma referência na área. Por isso, acesse agora o site e conheça mais sobre o trabalho da Monitora no desenvolvimento de soluções tecnológicas que poderão impulsionar o potencial da sua empresa!

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista