Guia completo sobre programação: decole seu negócio por meio dos softwares

Guia completo sobre programação: decole seu negócio por meio dos softwares

Como implementar automação de testes de software

Já imaginou viver em um mundo em que não existe a programação? Por mais que os códigos pareçam uma coisa distante de nós, eles estão mais presentes do que imaginamos! 

Todo desenvolvimento tecnológico que vivenciamos hoje ocorre graças aos avanços nas estratégias e práticas de programação.

Desde 1943, quando o conceito da primeira linguagem de programação começou a ser desenvolvido, a programação era vista como uma forma de modelar o mundo real.

Com isso, se tornou possível automatizar diversas tarefas com o intuito de obter uma maior agilidade e eficiência na execução dos processos.

Atualmente, os softwares e suas programações estão presentes em praticamente todos os lugares, seja nas nossas casas, escolas, ambiente de trabalho ou nos lugares de lazer.

Trazendo um pouco para a realidade do mundo corporativo, no artigo de hoje, abordaremos os principais conceitos e ideias associadas a programação e como os softwares influenciam positivamente no seu negócio.

Se quiser aprender e se aprofundar nesse tema, não deixe de conferir os seguintes tópicos:

  • O que é programação?
  • Quais são as principais linguagens de programação?
  • O que é um software?
  • Quais são os princípios de design de arquitetura de software?
  • Boas práticas de desenvolvimento de software
  • Benefícios do uso de DevOps no desenvolvimento de software
  • A importância dos softwares para as empresas
  • Como a automação de processos pode melhorar a eficiência do seu negócio?
  • Principais tendências de desenvolvimento de softwares para 2023

Acompanhe a leitura conosco!

O que é programação?

A programação pode ser definida como o ato de escrever instruções para que máquinas sejam capazes de executar uma determinada função.

Dessa forma, a partir de um conjunto de códigos, as pessoas se comunicam com os computadores e são capazes de configurá-los para a execução de alguma tarefa específica.

A programação lida com os diversos componentes do computador, que são manipulados para desenvolver um simples comando ou até mesmo sistemas mais complexos.

Como os computadores não possuem uma consciência própria do que deve ser feito, afinal, são máquinas, é necessário que seres humanos os programem.

O grande diferencial é que, após receber as instruções, esses equipamentos possuem uma velocidade de processamento extremamente maior do que a nossa. 

Por isso, precisamos definir regras bem detalhadas e instruí-los cuidadosamente para que realizem algum trabalho.

Quais são as principais linguagens de programação?

As linguagens de programação são justamente o conjunto de regras e instruções que um programador utiliza para criar programas e softwares.

Esses códigos são processados pelos computadores, dispositivos móveis e demais equipamentos para executar uma determinada atividade.

Dentre as principais linguagens de programação utilizadas para o desenvolvimento de sistemas e softwares, temos:

Python

O Python é uma linguagem de programação de alto nível multifuncional, muito utilizado pelos desenvolvedores de softwares para a criação de aplicações de análise e visualização de dados, automação web.

Além disso, essa linguagem  é especialmente indicada para o desenvolvimento web back-end, para aplicações desktop, ciências de dados, automação e  até mesmo para a aplicação de deep learning.

Para quem está começando a aprender programação, o Python é uma linguagem de programação muito indicada, visto que possui uma sintaxe que é familiar à língua inglesa.

Por ser flexível e utilizar a linguagem de scripts, o Python permite que os usuário utilize diferentes paradigmas de programação, incluindo linguagens de programação funcionais, processuais, imperativas e orientadas a objetos.

Java

Assim como o Python, a linguagem Java é de alto nível e se caracteriza como multifuncional.

Isso porque, através do Java os desenvolvedores podem criar qualquer tipo de aplicação para qualquer sistema operacional.

Então, como o Java é bastante versátil, é possível utilizá-lo para o desenvolvimento móvel de apps, aplicações desktop, aplicações web e até mesmo para o desenvolvimento de jogos.

JavaScript

Em conjunto com o  HTML e CSS, o JavaScript representa quase que a totalidade de linguagem de todos os sites no mundo, sendo essa uma linguagem de alto nível de fácil aprendizagem.

Além de ser a linguagem de programação mais popular para esse caso, o JavaScript é excelente para desenvolvimento de aplicações web, já que oferece um design muito intuitivo.

Através do JavaScript você pode criar um conteúdo que se atualiza dinamicamente, controlar multimídias, imagens animadas e muito mais!

C#

O C# é uma linguagem de alto nível porém que requer maiores habilidades dos programadores.

Esta linguagem é especialmente indicada para desenvolvimento web, aplicações móveis, desenvolvimento de jogos e desenvolvimento de softwares de realidade virtual. 

A linguagem de programação C# se trata de uma das principais no mercado devido ao seu rápido desempenho e estabilidade melhorada. 

Por ser compatível com os sistemas operacionais Windows e Linux, o C# é visto como a melhor linguagem de programação para aprender a desenvolver aplicações desktop baseadas em graphical user interface. 

C++

O C++ é uma linguagem de programação de nível médio e se trata de uma uma versão melhorada da C. 

O C++ é uma linguagem que é naturalmente potente e rápida, permitindo que os desenvolvedores criem aplicações com excelente desempenho.

Dentre os usos do C++, é comum que esta linguagem seja utilizada para a programação de  videogames, softwares gráficos e navegadores web.

Por possuir uma combinação de linguagens de baixo e alto níveis, o C++ é uma linguagem de programação ideal para o desenvolvimento de sistemas, ainda permitindo abstrações para projetos menores. 

Além disso, o C++ é uma linguagem de programação multiparadigma, suportando programação imperativa, genérica e OOP.

O que é um software?

Agora que você já conhece um pouco da base da criação de qualquer instrução para um computador, vamos nos aprofundar em algum nível a mais: os softwares.

Os softwares nada mais são do que um conjunto de instruções que devem ser seguidas e executadas por um uma máquina, seja ela um computador ou um aparelho eletromecânico.

Ou seja, sendo instruídos utilizando linguagem de programação, os softwares possuem a capacidade de manipular, redirecionar ou modificar um dado ou acontecimento.

Os computadores possuem ciclos para a execução das tarefas e os softwares se encaixam na etapa de processamento.

Um software pode ser um navegador, um jogo, um editor de áudio, vídeo e foto, os aplicativos de música e até mesmo os sistemas inteligentes de segurança de uma empresa.

Os softwares desempenham funções essenciais para o funcionamento do computador. Ao todo, essas funções, bibliotecas e módulos geram no final do desenvolvimento um programa executável.

Quais são os princípios de design de arquitetura de software?

Para tirar a ideia de um software do papel e tornar em algo palpável, é necessário uma série de planejamentos para que o produto final execute o que foi pensado inicialmente.

Uma das principais estratégias desenvolvidas pelos programadores é desenvolver códigos baseados em design de arquitetura de software.

Esses princípios se tratam de um conjunto de diretrizes que ajudam os desenvolvedores a criar um bom design de sistema. 

Normalmente estes princípios possuem abreviações e é por isso que explicaremos um a um com os seus detalhes e características.

Veja só: 

Princípio DRY – Don’t repeat yourself

O DRY é um conceito no qual o programador é induzido a reduzir ao máximo as repetições de códigos.

Dessa forma, posteriormente é reduzida a necessidade de replicar as alterações aplicadas a um código que foi reutilizado em muitos locais da sua lógica.

Além disso, o código se torna mais enxuto, sem tantas redundâncias desnecessárias.

Princípio YAGINI – You aren’t gonna need it

O princípio YAGINI nos traz que o código deve possuir somente funcionalidades que são realmente necessárias.

Esse princípio nos guia a evitar a inclusão de funcionalidades no seu código que você acha que serão necessárias para o futuro, mas que não têm utilidade no presente.

Princípio KISS – Keep it simples stupid

Esse princípio orienta os programadores a escreverem códigos simples e facilmente compreensíveis. 

Ou seja, com métodos pequenos, variáveis bem nomeadas e compreensível o suficiente para não necessitar de tantos comentários.

Princípio SOLID

Por fim, o princípio SOLID se trata de um conjunto de princípios destinados a tornar os projetos de software mais flexíveis e sustentáveis. 

SOLID é justamente a abreviação das palavras que representam os seguintes conceitos:

S – Princípio Single Responsibility: Uma classe deve ter apenas uma única responsabilidade;

O – Princípio Open/Close : As entidades devem estar abertas para extensão, mas fechadas para modificação;

L – Princípio Liskov substitution: Os objetos devem ser substituíveis por instâncias de seus subtipos sem alterar a correção do programa;

I – Princípio Interface segregation: Toda classe deveria possuir um contrato com seus métodos e este “contrato” seria a interface;

D – Princípio Dependency inversion: Depender de abstrações, não de concreções a fim de reduzir o acoplamento;

Boas práticas de desenvolvimento de software

Os princípios de design de arquitetura de código não são as únicas orientações para o desenvolvimento de um bom código.

Na verdade, existe uma série de boas práticas que devem ser consideradas e aplicadas para obter sucesso em um projeto de desenvolvimento de software

Confira aqui algumas das principais:

Estimativa correta do projeto 

Antes de colocar a mão na massa para iniciar um projeto, é necessário que o desenvolvedor tenha a noção correta do orçamento necessário para o desenvolvimento de um software.

Além disso, a estimativa vai além de custos, precisando pensar também na questão do tempo.

Afinal, para escrever um código de qualidade é preciso dedicar tempo para fazê-lo bem e revisá-lo para ficar ainda melhor. 

Código simples e limpo

Um software não deve ser feito para ser engessado durante todo o seu ciclo de vida, afinal, é preciso ter em mente que os requisitos do negócio e as necessidades do usuário mudam.

Por isso, dizemos que o código é vivo e necessita de evolução.

Contudo, para realizar essas modificações é necessário possuir um simples e limpo que facilite a sua compreensão e leitura.

Dessa forma, os outros desenvolvedores podem atualizá-lo e torná-lo escalável.

Seguindo os princípios que citamos anteriormente, para reduzir a complexidade desnecessária, é importante aplicar os métodos KISS,  DRY e YAGINI.

Realização de testes de ponta a ponta

A realização de testes de ponta a ponta é necessário para evitar que gargalos surjam no decorrer do desenvolvimento do código e durante a sua execução.

Por isso, todo desenvolvedor precisa realizar os 3 seguintes:

  • Test Driven Development (TDD): oferece maior confiança em relação à qualidade do código.
  • Behavior Driven Development (BDD): permite que você aprenda os recursos e requisitos diretamente do cliente e esse alinhamento se traduz em código mais próximo das necessidades dos usuários. 
  • Teste de integração total: garante que todos os componentes funcionem juntos conforme o esperado e aumenta a cobertura do código.

Código consistente para a equipe 

Normalmente, os softwares são desenvolvidos por equipes, por isso, é importante ter um guia de estilo consistente para sua base de código. 

Quando não existe essa base de código, essas inconsistências possuem impactos negativos na qualidade do sistema e costumam ser caras para corrigir.

Ebook O guia definitivo da transformação digital

Revisões constantes do código

Assim como na produção de qualquer outro produtos, os códigos também podem apresentar erros e é por isso que é necessário a revisão dos mesmos.

Também é importante que você conte com o apoio de um colega para ler o código para encontrar os erros e imperfeições e garantir a qualidade final do código.

Benefícios do uso de DevOps no desenvolvimento de software

Como você já pode perceber até aqui, o um bom desenvolvimento de um software é feito com o apoio de mais de uma cabeça pensante, certo?

Nesse cenário, o DevOps é uma grande tendência e vem sendo cada vez mais real e aceita entre as equipes.

Basicamente, o DevOps se trata de um método de desenvolvimento de software que permite uma maior interação entre os desenvolvedores.

Por meio desse engajamento, as equipes podem  simplificar o processo de desenvolvimento e garantir que o software seja entregue com maior velocidade e qualidade. 

Por isso, os desenvolvedores trabalham em estreita colaboração com a equipe de operações de TI para acelerar a compilação de programas de software.

Além disso, dentre os benefícios do uso de DevOps no desenvolvimento de software, podemos citar:

Segurança

Mesmo com as constantes tentativas de tornar os sistemas e aplicações mais seguros, os ataques virtuais estão cada vez maiores e mais refinados em suas técnicas.

Nessa realidade, ao aplicar uma cultura DevOps, pode-se rastrear e garantir a conformidade de código.

Agilidade nas entregas

Devido a integração contínua entre os profissionais, é possível evidenciar uma das principais vantagens do DevOps: a agilidade nas entregas.

Isso é possível também graças à automatização do processo de publicação de software em produção.

Aumento da confiabilidade

Tendo em visto que no DevOps ocorre o registro e ao armazenamento de logs de desenvolvimento, toda alteração realizada no código é conhecida.

Então, sempre que um erro for identificado na produção, é possível rastreá-lo rapidamente apenas verificando os logs dos arquivos envolvidos, aplicando as correções e publicando o novo código.

Não somente, outro fator que permite uma maior confiabilidade é justamente a automatização de testes, que são rodados sempre que uma nova integração acontece.

Redução de custos

O desenvolvimento de software envolve diversas etapas, ferramentas tecnológicas, mão de obra e tempo.

Consequentemente, essa atividade sempre foi vista como muito custosa para as empresas, já que muitos problemas surgiam no decorrer do processo.

Contudo, por meio do DevOps, vários aspectos do desenvolvimento de software são melhorados.

Consequentemente, com uma melhor comunicação é possível ter a redução no tempo de entrega, mais qualidade do produto final e mais resultado.

A importância dos softwares para as empresas

É inegável o tamanho impacto que a transformação digital trouxe para o mercado, tornando-o ainda mais competitivo. 

Isso se dá especialmente com a inserção de softwares e metodologias ágeis que tornam os processos cada vez mais produtivos e eficientes.

Nessa realidade, a tecnologia vem tomando conta das organizações, modificando a rotina dos colaboradores, facilitando processos e transformando a experiência do consumidor.

Se você parar um pouco para observar, as empresas que possuem mais sucesso no mercado são justamente aquelas que mantêm uma cultura de inovação.

Dentro disso, inovar também é inserir ferramentas que permitam que os seus produtos e serviços sejam oferecidos com alta qualidade em menor tempo. 

Nessa realidade, os softwares bem planejados são capazes de solucionar problemas e até mesmo potencializar a performance da sua empresa

Com a implementação de softwares na sua rotina operacional, as empresas passam a  reduzir o tempo com as tarefas manuais e burocráticas.

Consequentemente, isso permite que a sua equipe tenha uma menor carga de trabalho e possa se dedicar mais às questões estratégicas do negócio.

Como a automação de processos pode melhorar a eficiência do seu negócio?

A automação de processos se trata da utilização de ferramentas e soluções tecnológicas nas atividades de uma empresa.

Contudo, não é suficiente aplicar qualquer ferramenta, acreditando que terá bons resultados.

Para existir uma verdadeira otimização, é necessário que esses recursos sejam capazes de simplificar, agilizar e organizar os processos internos.

Utilizando os recursos adequados adequados, o seu negócio pode desfrutar dos seguintes benefícios da automação de processos

Melhor suporte para a tomada de decisões

Os softwares que automatizam processos e operações do negócio são capazes de fornecer dados confiáveis para que gestores tomem decisões baseados nas condições reais da empresa. 

Isso é possível pois os sistemas oferecem uma visão real da situação atual da empresa com informações de diferentes naturezas, como tributárias, contábeis e econômicas.

Os softwares também são capazes de realizar o monitoramento em tempo real, auxiliando na tomada de decisões da empresa e na criação de novas metas.

Além disso, esses dados são tratados e fornecidos rapidamente, já que boa parte dos softwares produzem relatórios em questão de segundos ou minutos, basta ajustar os parâmetros.  

Melhor desenvolvimento das tarefas

Por meio da automação de processos com softwares adequados a sua empresa garante uma maior racionalidade para cumprir as tarefas.

Como os processos realizados são padronizados, as falhas humanas mais comuns podem ser mitigadas, evitando problemas que podem causar prejuízos maiores no futuro para a sua empresa.

Não somente, a automação de processos oferece como vantagem  um trabalho focado em objetivos, reduzindo as tarefas manuais e trazendo agilidade para o processo produtivo.

Aumenta a produtividade 

Por possuir uma melhor gestão das informações com processos otimizados, a empresa pode desfrutar de uma maior produtividade da equipe.

Tarefas repetitivas consomem um enorme período de tempo da jornada do trabalho e a sua empresa pode estar perdendo horas de mão de obra qualificada em tarefas muito simples.

Então, ao contar com um sistema automatizado, as tarefas são realizadas e os colaboradores passam a ter mais tempo livre para se dedicar a outras atividades importantes das suas rotinas.

Implementa e integra sistemas

Caso a sua empresa já possua algum sistema operando, é possível realizar a integração de processos entre eles!

Isso é possível especialmente se você optar pela personalização de softwares, implementando a ferramenta que você já possui.

Incluir uma automação para eficiência operacional não exige muita complexidade no quesito códigos, linguagem e instalação, podendo ser feito por uma equipe qualificada.

Facilita o cumprimento de prazos

As atividades realizadas pelos sistemas possuem uma velocidade muito maior quando comparada com a execução manual.

Consequentemente, os prazos podem ser cumpridos dentro do esperado e até mesmo encurtados

Além disso, os próprios sistemas são capazes de gerir prazos, aperfeiçoar o acompanhamento de tarefas e dar condições para saber exatamente o que está sendo feito em cada etapa dos processos.

Principais tendências de desenvolvimento de softwares para 2023

Para finalizar esse super guia sobre programação e softwares direcionados para empresas, não poderíamos deixar de falar das tendências para o ano, não é mesmo?

Então, aqui vão algumas das metodologias e tecnologias que estão sendo aplicadas para o desenvolvimento de softwares e que prometem otimizar as produções, trazendo resultados ainda mais surpreendentes:

Inteligência Artificial e Learn Machine

A inteligência artificial (IA) e o Learn Machine (LM) são as estrelas do momento quando o assunto é o tocante ao desenvolvimento de softwares.

Para além dos usos comuns que já conhecemos, a IA e LM permitem que os desenvolvedores de software criem aplicações mais personalizadas e eficientes. 

Não somente, as ferramentas baseadas nessas tecnologias são capazes de automatizar tarefas repetitivas, liberando os programadores para se concentrarem em problemas mais complexos. 

Nessa realidade, para 2023 é esperado um maior nível de colaboração entre IA e humano na internet com a Web 3.0.

Desenvolvimento mobile

Com o avanço da tecnologia dos smartphones e maior adoção dos mesmos pela população a nível mundial, o desenvolvimento mobile é uma tendência forte para 2023.

Muitas empresas de desenvolvimento já trabalham com times direcionando praticamente a totalidade de recursos para entregar funcionalidades adaptadas para tablets, smartphones e outros dispositivos.

Inclusive, não são somente as gigantes tecnológicas que aderem ao modelo mobile não! Empresas de pequeno e médio porte já disponibilizam seus serviços por meio de aplicativos.

Atualmente, essa área da tecnologia é responsável por receitas bilionárias para quem trabalha com TI, além de ser o principal mecanismo de funcionamento de vários serviços.

Computação em nuvem

Para o desenvolvimento de softwares, a computação em nuvem traz diversos benefícios, especialmente porque não é necessário se preocupar tanto com a infraestrutura do usuário.

Afinal, as plataformas na nuvem podem operar com alta qualidade mesmo que os usuários não possuam dispositivos com tanta capacidade de processamento e memória.

O interessante do desenvolvimento na nuvem é que os programadores possuem uma maior colaboração entre si, com acesso mais fácil aos dados, tornando o processo de desenvolvimento de software mais eficiente. 

Microservices

Microservices é uma abordagem à arquitetura de software que envolve a quebra de uma aplicação em componentes menores e independentes. 

Dessa forma, por meio dos microservices as partes de um código podem se comunicar por meio de uma interface bem definida usando APIs leves. 

Com isso, cada serviço pode ser atualizado, implantado e escalado para atender a demanda de funções específicas de um aplicativo.

Esse recurso possui como benefícios a facilidade de escalabilidade e agilidade do desenvolvimento de aplicativos.

Assim, é possível ter um maior poder de inovação e acelerar o tempo de introdução de novos recursos no mercado.

Integração de aplicativos móveis com outros dispositivos e plataformas

Os dispositivos móveis estão cada vez mais presentes na realidade das pessoas e quando falamos neles não nos restringimos somente a celulares e tablets.

A tendência é que em 2023 exista uma maior democratização de dispositivos inteligentes, vestíveis e assistentes de voz.

Por meio dessas novas oportunidades com uma maior acessibilidade, a tendência é proporcionar novas oportunidades para integração desses aplicativos móveis.

Com isso, os usuários podem ter um maior controle e gerenciamento dos seus dispositivos e sistemas por meio de seus dispositivos móveis.

Nessa realidade, os desenvolvedores precisam adaptar seus softwares e plataformas para garantir que os dispositivos possam se conectar e ter uma integração, facilitando a execução de diversas tarefas.

Conte com a Monitora para o desenvolvimento do software para a sua empresa

Agora que você já está bem orientado sobre como os softwares são eficientes e importantes para a sua empresa, que tal iniciar um projeto especialmente feito para as necessidades do seu negócio?

Para essa missão, você pode confiar na Monitora!

Somos uma empresa de software especialista em ajudar negócios a se tornarem digitais por meio de metodologia, processos e software.

Cuidamos de todo o processo de desenvolvimento do seu software, enquanto você pode manter o foco em suas estratégias de negócio.

Quer ter mais informações sobre como podemos ajudar a sua empresa a ser ágil e ter os melhores softwares frente ao mercado? Acesse nossa página de serviços e fale agora com um de nossos especialistas!

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista