Projeto de software - duas pessoas olhando para o monitor de um computador

Afinal, o que é preciso para criar o seu projeto de software?

Como implementar automação de testes de software

Implementar um projeto de software nos processos de uma empresa traz uma série de vantagens para o dia a dia. E um dos grandes ganhos é com relação ao tempo. Além de otimizar as tarefas diárias e aumentar a produtividade da equipe, novas tecnologias podem ajudar a gerenciar este tempo. 

Sendo assim, a gestão de um projeto de software tem como objetivo organizar o processo de desenvolvimento. Essa atividade de gerenciamento tem relação com o tempo, custo e escopo desse projeto. Assim, através da gestão de projeto de software é possível:

  • Prever o orçamento e mantê-lo;
  • Contratar o número correto de colaboradores; 
  • Estabelecer prazos e trabalhar para cumpri-los;
  • Determinar cada etapa do desenvolvimento.

E é importante lembrar que isso tudo só se torna realidade através da adoção de metodologias ágeis e do uso de frameworks de gestão. Juntas, estas ferramentas podem oferecer uma visão geral do processo e dão espaço para corrigir etapas, incluir novas ou até mesmo suprimi-las. 

O que considerar ao implantar um projeto de software?

Antes da decisão de criar uma estratégia de desenvolvimento, é necessário compreender quais são os objetivos da empresa com uma nova solução. Isso tornará mais fácil de entender o que será útil e estratégico e o que deverá ser descartado. Sendo assim, alguns critérios são fundamentais:

Pensamento estratégico organizacional

Para que a área de TI de sua empresa possa ser vista como estratégica, é preciso atuar de maneira mais próxima a esta equipe. Não apenas porque a tecnologia pode contribuir para a otimização de toda a empresa, mas também para o seu crescimento. 

Hoje, os projetos de software são cada vez mais importantes por conta da necessidade de armazenamento e segurança de dados. E estes dois fatores são estratégicos para a confiabilidade de uma empresa.   

Relacionamento com o cliente

Algumas ações ligadas a um projeto de software podem ter relação com seu cliente. Isso porque é possível estreitar o relacionamento oferecendo canais de atendimento exclusivos ou mesmo aplicativos para contato. 

Tudo isso é tecnologia e pode facilitar não somente a resolução de dúvidas cotidianas, como também a experiência dele com sua marca ou com o seu negócio. 

Análise e planejamento estratégico

Ter em mente onde aquela nova solução tecnológica pode ser implantada é essencial para o início de um projeto de software. É justamente o planejamento que torna esta ação mais organizada e alinhada com os objetivos da empresa. 

É sempre bom lembrar que planejar o desenvolvimento pode ajudar a reduzir custos, trazer eficiência e melhorar a qualidade das entregas. 

Automatização dos processos

Além de tudo, a implantação de um projeto de software tem a capacidade de dinamizar as atividades diárias da equipe. Ao permitir a automatização de processos, a tecnologia pode eliminar a repetição de tarefas, bem como os erros no processo e possíveis falhas.

Principais etapas de um projeto de software

Mesmo que o seu negócio não atue diretamente com tecnologia, é bem possível que você dependa dela em algum momento. Atualmente, as empresas têm cada vez mais soluções inovadoras no seu cotidiano com a finalidade de trazer mais produtividade e segurança para as operações.

Elas aprenderam que o custo-benefício de implantar projetos de software é algo que vale a pena. Além de trazer eficiência, a tecnologia também gera melhores entregas e competitividade. 

Porém, para incorporar um projeto de software ao seu dia a dia, é necessário seguir algumas diretrizes para que, ao final, tudo funcione adequadamente. Algumas etapas deste processo são: 

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  • Alinhamento estratégico;
  • Definição de objetivos;
  • Levantamento de requisitos de software;
  • Especificação de requisitos de software;
  • Cronograma de execução;
  • Documentação das tarefas;
  • Testagem de funcionalidades;
  • Testagem da usabilidade e aceitação;
  • Implantação por etapas.

Como fazer o levantamento de requisitos do meu projeto de software?

O levantamento de requisitos de software é uma etapa anterior à especificação de requisitos e à análise dos mesmos. 

A fase de levantamento é basicamente a compreensão, junto ao cliente, das funções que o sistema precisa executar. Ela é importante porque alinha as expectativas do cliente às possibilidades reais de desenvolvimento do projeto de software

Além disso, os requisitos do sistema estão relacionados aos objetivos da empresa e à estratégia de negócios. 

Modalidades de requisitos de software

Para realizar esta tarefa, é preciso classificar estes requisitos em duas categorias para entender as propriedades. Estas dependem do escopo do projeto, da plataforma, entre outros quesitos. 

Requisitos Funcionais

São as funções que o software precisa ter para atender as necessidades tanto da empresa como dos usuários. Eles precisam estar documentados para que o sistema tenha um bom desempenho. 

Nesta categoria estão o comportamento do software a determinadas ações realizadas no programa. 

Os requisitos funcionais devem seguir as regras da empresa. Isto é importante para não prejudicar a usabilidade e também resguardar dados e informações dos usuários. 

Requisitos Não-Funcionais

Os requisitos não-funcionais de um software são características centrais que o fazem ser o que é. Aspectos de segurança e prevenção de falhas, por exemplo, são requisitos já esperados para um software. Eles são intrínsecos e dependem de algumas escolhas como espaço, linguagens de programação e sistema operacional.

Técnicas de levantamento de requisitos

Para determinar os requisitos de um projeto de software, são utilizadas algumas técnicas. O objetivo de incluí-las na estratégia de desenvolvimento é evitar erros no processo e desalinhamento de objetivos e funcionalidades. 

Entrevista

A entrevista é uma forma clássica e a mais usada para levantamento de requisitos.  Por meio dela, os desenvolvedores e o analista de requisitos podem praticamente esgotar o assunto com o cliente e compreender bastante do seu universo e do que ele precisa como solução.

Questionário 

O questionário substitui a entrevista quando não é possível realizá-la. Ele também é útil para colher informações com equipes muito grandes e até mesmo com colaboradores de uma empresa inteira. 
Dependendo da solução, é possível que haja necessidade de integrações que abrangem o trabalho de muitas pessoas – o que torna as entrevistas quase inviáveis. 

Prototipação

A prototipação, também conhecida como MVP (sigla de Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável), é mais voltada para validação de requisitos de software. Porém, é bastante útil para compreender as principais funções do sistema que será desenvolvido e a resposta do programa a ações executadas. 
Entre as vantagens está a assertividade em relação ao produto final, pois o protótipo muitas vezes é uma versão muito próxima da entrega. 
Para colocar em prática todas estas técnicas, existe uma área chamada Engenharia de Requisitos. O objetivo é garantir a qualidade da entrega (Quality Assurance) para deixar o cliente satisfeito.  

Com profissionais qualificados e dedicados, a Monitora faz todo o planejamento do seu projeto de software! Com técnicas consolidadas pelo mercado conseguimos determinar os custos do projeto e estipular prazos de entrega. 

Nós realizamos todas as etapas ligadas à Engenharia de Requisitos, para alcançar o bom desempenho do seu sistema!

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