Não é segredo que criar projetos inovadores não é uma tarefa fácil para a gestão e diretoria de uma empresa. Afinal, é necessário tempo, planejamento, colaboradores dedicados e claro, uma solução a de um problema!
Projetos inovadores ou de inovação parecem ser nada mais do que um projeto com uma nova ideia, porém ideias não são soluções e o principal desafio da gestão destes projetos está em transformar estas ideias em produtos ou serviços reais.
Além de transformar as ideias em produtos ou serviços, é necessário gerenciar a expectativa do cliente e principalmente apoiar e auxiliá-lo durante o processo. Inovação é a palavra da vez no mercado e todos a querem, mas nem todos sabem com executá-la. Por isso, não deixe de ler este artigo que preparamos para você!
Conheça os 5 maiores desafios na gestão de produtos inovadores
1 – Pensar fora da caixa
Pensar fora da caixa parece um jargão que todo líder utiliza para motivar sua equipe para sair da zona de conforto e buscar novas soluções. Mas quando tratamos de projetos inovadores, pensar fora da caixa é um item indispensável e um dos principais desafios para criação de um produto sustentável.
Para projetos inovadores a solução não é apenas uma questão de ser criativo e buscar diferentes soluções, mas também de criticar situações cotidianas às quais estamos acostumados e tratamos como verdade ou como “normais”, quebrando paradigmas em busca do novo.
Visualizar estas oportunidades não é tarefa fácil, ela requer talento, bastante preparo e coragem para propor e realizar o novo.
Há alguns anos, comprar equipamentos novos com bateria era uma experiência magnífica e frustrante ao mesmo tempo, você acabava de comprar seu tão desejado celular, porém ao ligá-lo, mal conseguia ver sua tela e então era necessário deixar 24 horas carregando porque vinha sem bateria. Apesar de ninguém gostar, todos aceitavam como uma limitação da tecnologia.
Até que Steve Jobs não se limitou a isso e exigiu que seus engenheiros conseguissem adicionar no processo de produção uma forma para entregar ao cliente o produto completamente carregado. Desde então todas as empresas adotaram o processo e ninguém mais aceita receber um produto descarregado.
Uma mudança simples e aparentemente dispensável muda completamente a experiência inicial do cliente.
Dica: não se limite na busca de soluções, prepare-se, aprenda a criticar as soluções atuais, mesmo que todos ao redor não percebam o problema, quebre paradigmas.
2 – Entender a real necessidade do cliente
Muitas vezes o cliente tem certeza do que precisa e entrega um conjunto de documentos, explicações, imagens e tudo mais que é relevante para o projeto. Então, os programadores ao desenvolvem o projeto exatamente como solicitado e no momento da primeira apresentação aparecem os famigerados “pequenos ajustes” a serem feitos.
Neste caso o erro foi do cliente ou do projeto? Como a máxima “o cliente tem sempre razão” nunca pode deixar de ser percebida, o erro é sempre do desenvolvimento.
Em projetos inovadores não é possível se limitar ao que o cliente apresenta, mas sim em entender seu problema e propor uma solução factível e viável. Assim não uma boa prática se limitar à solução solicitada ou apresentada pelo cliente, é preciso ter em mente o desafio número um, em que há a necessidade de entender o problema e “pensar fora da caixa”, olhar além, com a perspectiva do todo, de maneira detalhada, sem preconceitos e em busca de novos paradigmas, olhando com os olhos curiosos de uma criança.
Dica: não foque na solução requisitada, mas sim no problema apresentado.
3 – Conseguir o time to market correto
Qual a hora certa de sair do campo das ideias e passar para a implementação? Como saber quando o produto está pronto para o mercado? Quão pronto queremos o produto para o mercado? Quando sabemos que o mercado está pronto para determinado produto? Ou que determinado produto já não é mais uma novidade para o mercado?
Para projetos convencionais podemos utilizar experiências passadas de projetos similares para responder a essas perguntas, mas e para projetos inovadores? Em que devemos nos basear?
O mercado tem utilizado conceitos como MVP (mínimo produto viável) associado ao conceito de Lean StartUp com a proposição de ir o mais rápido para o mercado testar o conceito e ajustar o produto utilizando à demanda em um conceito incremental agilista.
Antes de adotar este approach é importante se perguntar, o mercado que focamos está pronto para isso? A marca do cliente está pronta para isso? Muitas vezes alguns mercados não suportam produtos “inacabados” e marcas consolidadas não podem se dar ao luxo de testar produtos ou conceitos com seus clientes sem garantir qualidade.
Para o segundo caso acima é muito importante estudar as características da marca e/ou mercado para identificar qual o nível mínimo de aceitação ou qualidade a ser empregado ao produto antes que se possa considerar ir para o mercado.
Independente da estratégia escolhida estudar e acompanhar possíveis concorrentes e tendências de mercado é indispensável para encontrar a correta janela de oportunidade a ser aproveitada.
Dica: estratégias de inovação consolidadas nem sempre atenderão a sua necessidade, seja sempre crítico, acompanhe tendências e possíveis concorrentes, e esteja pronto para se adaptar.
4 – Identificar as tecnologias adequadas
Um novo projeto ou uma nova solução é sempre uma oportunidade para buscar melhores tecnologias mais atualizadas. O mercado de TI cada vez mais tem introduzido novas tecnologias, frameworks, ferramentas e processos que otimizam o processo de desenvolvimento, o custo, o tempo, a performance, em quantidades impressionantes, que muitas vezes torna quase impossível manter-se 100% atualizado.
Entre tantas possibilidades, o importante é conseguir encontrar qual é a melhor opção e evitar modismos ou entusiasmos exacerbados. Prudência associada ao constante acompanhamento das tendências de mercado podem facilitar o processo de eliminação, diminuindo as possibilidades, que podem ser validades por meio de uma POC ou teste de implementação.
Análise de risco e oportunidade requer experiência e preparação, conhecer intrinsecamente os processos e tecnologias a serem utilizados é imprescindível neste momento para evitar análises superficiais baseadas em marketing e modismo.
Dica: conheça bem as tecnologias e as suas necessidades. Analise detalhadamente as tecnologias, evite materiais de marketing dos produtos, se necessário realize POC e valide seu cenário.
5 – Alcançar o engajamento adequado do time
Mesmo depois de todos o projeto pronto, entendimento claro do cliente, solução proposta, planejamento realizado, tecnologias escolhidas, ainda falta um último, porém não menos importante desafio: sua equipe.
Projetos de inovação propõem mudanças e mudanças nunca são unânimes. Pessoas se posicionam de diferentes formas frente a mudanças, de acordo com seus conceitos e entendimento da solução. É importante identificar o posicionamento de todos os envolvidos e direcioná-los para a cooperação e engajamento no processo.
Pessoas envolvidas em mudanças geralmente se posicionam de quatro formas diferentes: aceitam, cooperam, boicotam ou rejeitam.
É indispensável que todos os membros da equipe estejam em um dos dois primeiros posicionamentos. Membros na etapa de aceitação precisam de uma atenção maior pois qualquer problema de entendimento ou concordância com as decisões tomadas pode impactar diretamente na qualidade do produto final.
Portanto esclarecer o projeto, identificar o posicionamento de toda a equipe, para garantir o engajamento e entendimento de todos é crucial para que o desenvolvimento do projeto ocorra de formar uniforme e clara para todos.
Dica: trabalhe o mais aberto possível com a equipe, sempre que possível envolva os membros no processo de construção e estruturação para todos tenham a mesma visão do produto.
Esperamos que tenham aproveitado as dicas e conte com a Monitora para planejar e executar os projetos inovadores do seu negócio. Visite o nosso site.