Criar mecanismos para garantir a qualidade de software evita uma série de transtornos após a implantação. Isso porque os defeitos ligados a falhas de software podem trazer prejuízos financeiros tanto para as empresas que o utilizam, quanto para os usuários.
Imagine os custos para a empresa com a paralisação de atividades gerada por erros de sistema. É por isso que os testes de qualidade de software são uma etapa importante do desenvolvimento. É através deles que o time descobre a necessidade de realizar ajustes, pois as falhas e bugs aparecem antes do produto ser entregue.
Outro ganho que percebemos nos projetos de transformação digital e desenvolvimento de software que lideramos na Monitora, foi que ao dar prioridade em manter o QA com grau de importância máximo dentro dos projetos, criamos a “cultura de fazer bem feito”.
Os próprios desenvolvedores se esforçam para minimizar erros pois sabem que, se deixarem, os mesmos serão identificados pelo time de QA, o que exigirá um retrabalho. Com isso, o padrão de entrega do time no geral cresce projeto a projeto.
Realizar testes é uma das premissas das metodologias ágeis de desenvolvimento de software. Elas permitem que o projeto seja executado por etapas, e, assim, a equipe envolvida tem tempo hábil suficiente para consertar possíveis falhas.
Esta situação é contrária às metodologias de desenvolvimento tradicionais, em que os problemas do novo sistema serão notados apenas no final do processo. Esta escolha de desenvolvimento pode acarretar atrasos na entrega, bem como insatisfação por parte do cliente.
Neste post você vai entender o que é qualidade de software e quais métricas você pode aplicar para fazer a avaliação.
O que é qualidade de software?
Na área de TI, a qualidade de software é dada por um conjunto de fatores a serem atendidos. Nesse sentido, a aplicação precisa estar em conformidade com as especificações de requisitos tomadas junto ao cliente, além de seguir padrões de qualidade da empresa.
Isso porque cada ferramenta terá funções específicas, necessidades e até mesmo objetivos diversos. Dessa forma, a qualidade de software é medida pelo atendimento às necessidades do usuário.
O desenvolvimento de software será mais assertivo com a realização de testes e o resultado estará alinhado com as expectativas do cliente.
Normas ISO e IEC do setor de TI
Com a finalidade de deixar os membros da equipe devidamente alinhados e superar as barreiras comunicacionais, existem normas internacionais a serem seguidas pelo setor de software. A International Organization Standardization (ISO) e a International Electrotechnical Commission (IEC) são órgãos reconhecidos pela comunidade e regulam estas normas e padrões.
Especificamente em relação à qualidade de software, a norma ISO/IEC a define como um montante de características que tornam o software satisfatório em relação às necessidades implícitas e explícitas.
Necessidades explícitas
São aquelas já identificadas no levantamento de requisitos. Ou seja, são os objetivos da aplicação, funcionalidades que precisam ser realizadas e desempenho esperado. As necessidades explícitas são fatores notados pelo time de desenvolvimento.
Necessidades implícitas
Estas são ligadas à necessidade do usuário. Apesar de não serem registradas, elas são intrínsecas ao sistema, isto é, já são esperadas. Alguns exemplos são a segurança, a eficiência e rapidez de respostas.
Quais insights o teste de qualidade de software oferece?
Adotar técnicas de teste de software permite a padronização e verificação do desempenho de um sistema. Realizar testes de software evita transtornos, atrasos em entregas e manutenções em excesso, pois:
- Indica se seu software está cumprindo seu papel de forma efetiva;
- Identifica eventuais correções e/ou otimizações;
- Verifica a velocidade de resposta e eficiência do programa;
- Aponta se o software atende aos padrões e normas de qualidade.
Para alcançar estes resultados, é importante utilizar ferramentas de automação de testes. Elas facilitam a detecção de problemas, já que em muitos momentos precisam ser aplicadas várias vezes seguidas, até a falha ser corrigida.
7 métricas para você aplicar na sua avaliação
Alcance: as funções escolhidas satisfazem as necessidades do usuário final do produto?
A métrica de alcance está diretamente relacionada ao público que ela atinge. Assim, é possível pensar em idiomas, plataformas onde é possível utilizar seu software e acessibilidade.
Usabilidade: quão fácil é utilizar este software?
Usabilidade está ligada à facilidade com que o usuário irá operar sua aplicação e à intuitividade. Ela é importante para garantir uma boa experiência.
Profundidade: qual o nível das ramificações de atuação do software?
Esta métrica está relacionada à arquitetura de software, ao mapa de operações e sua complexidade. Para mensurá-la, é preciso levar em consideração a interface, banco de dados e análise destes dados.
Portabilidade: é possível integrar o sistema a outras diversas plataformas com facilidade?
É a capacidade de uso do programa em diferentes plataformas e diferentes condições. Ou seja, é também a possibilidade de integração com outras ferramentas.
Confiabilidade: o desempenho do software é mantido ao longo do tempo?
A confiabilidade é a menor taxa de falhas possível, fazendo com que o software rode sem erros.
Manutenibilidade: qual a dificuldade para realizar correções, atualizações e alterações?
Esta métrica está relacionada à facilidade de um software de passar por manutenções e atualizações. É necessário que, após estas ações, o software não apresente erros.
Eficiência: os recursos e o tempo aplicados são compatíveis com o desempenho esperado?
A eficiência de um software se refere ao tempo de resposta para executar uma função. Esta métrica também é importante para oferecer uma boa experiência ao usuário.
Realizar a avaliação de qualidade de software é essencial para alcançar notoriedade com o seu produto e aumentar a competitividade.
A Monitora oferece serviços especializados tanto em Engenharia de Requisitos quanto em Quality Assurance, a fim de garantir o bom desempenho do seu sistema.
Nossa área de Qualidade é um dos principais fatores que nos diferencia dos nossos concorrentes. Afinal, a qualidade das nossas entregas influencia diretamente no sucesso da sua empresa e na escalabilidade do seu negócio!
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