Software customizado

Software customizado X de prateleira: entenda qual é a melhor solução para sua empresa

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Escolher um software para otimizar as rotinas e processos de uma empresa não é das missões mais fáceis. Essa é uma tarefa que envolve uma série de decisões, que vão desde a determinação do valor disponível para investimento a questões mais técnicas na etapa de planejamento, como a opção por um software customizado ou de prateleira.

Uma boa dica para não errar na decisão é ter clareza sobre as expectativas que existem a respeito da aquisição da solução e as funcionalidades que ela de fato oferece. Isso vale especialmente para os softwares de prateleira, que são comprados prontos, sem possibilidade de customização.

Neste post, elaboramos um guia para que você compreenda qual tipo de software melhor atende às necessidades do seu negócio — o customizado ou o de prateleira —, destacando as vantagens e desvantagens de cada um deles. Boa leitura!

O que é um software de prateleira e quais problemas ele pode resolver?

Software de prateleira é o nome pelo qual são conhecidas as soluções que são comercializadas já prontas no mercado. São sistemas desenvolvidos em larga escala, que seguem um determinado padrão e estão disponíveis para compra e uso imediato.

Para que você entenda melhor, vamos dar um exemplo. Imagine um consultório médico que precisa de um programa capaz de registrar dados de pacientes, agendamentos de consulta e informações de prontuário. Adquirir um software pronto pode ser uma alternativa, já que ele deve solucionar a principal dor do negócio.

Aqui, vale destacar que os softwares prontos são genéricos, sem possibilidade de customização e adaptação às necessidades específicas de um negócio. Por esse motivo, pode ocorrer, inclusive, de ele vir com configurações que não são necessárias para determinadas empresas e por isso ficam sem uso, mas que fazem sentido para outras. Também pode acontecer de ele não atender a algum ponto ou processo específico do negócio.

Por exemplo: vamos supor que esse mesmo consultório deseje começar a realizar consultas online e tenha a intenção de centralizar todas as operações e registros nessa plataforma. Se ele tiver adquirido um software de prateleira sem esse recurso, essa mudança pode não ser possível ou viável.

Vantagens e desvantagens do software de prateleira

A disponibilidade para uso imediato e o custo reduzido em comparação com uma solução personalizada são as vantagens mais latentes dos softwares prontos. Isso porque basta adquiri-los e começar a usar. Não é necessário que a empresa passe pela etapa de planejamento e desenvolvimento.

Em contrapartida, a dificuldade de personalização é a principal desvantagem. Por ser genérica, esse tipo de solução pode não atender a todas as necessidades da empresa. Aqui, é importante destacar que algumas soluções até aceitam a instalação de plugins que permitem um certo grau de customização, mas nada muito específico. Além disso, esses adicionais podem encarecer a solução, reduzindo o custo-benefício.

Outro aspecto que merece destaque ao se considerar a aquisição de um software de prateleira é a relação entre a função da tecnologia na estratégia do negócio a longo prazo. Isso porque se a empresa tem como meta se destacar no mercado e sair à frente dos concorrentes apoiando-se em inovação, precisa ter em mente que uma solução padrão certamente restringe ações mais arrojadas.

Nesse sentido, softwares de prateleira são uma opção considerável para:

  • empresas que não têm processos complexos ou específicos;
  • negócios que querem resolver problemas e melhorar processos pontuais e que não buscam inovação;
  • quem tem orçamento mais enxuto.

O que é um software customizado e quais soluções ele pode trazer para o seu negócio? 

O software customizado é uma solução desenvolvida on demand, ou seja, sob medida, de acordo com as necessidades específicas de cada negócio. Sua principal característica é a exclusividade. 

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Nesse sentido, empresa e desenvolvedores têm uma participação ativa em todo o processo de projeto de software, que pode, inclusive, ter início com o design de serviço, que é quando a organização tem uma estratégia para dominar ou liderar determinado mercado, mas não tem clareza de como utilizar a tecnologia para fazer isso ou mesmo não reconhece todas as oportunidades ocultas no negócio. 

O design de serviço viabiliza a estratégia por meio da tecnologia e ‘desenha’ um software capaz de atender todos os pontos importantes para o sucesso. 

Por ser feito sob demanda, o software customizado cumpre com um papel que vai para além de resolver problemas e de atuar como uma solução, contempla ainda diferenciais importantes para empresas que buscam se destacar no mercado.

Ao optar por um software customizado é possível dar a devida importância a critérios como inovação e experiência do usuário, uma vez que ele pode ser desenvolvido considerando técnicas de UX/UI, oferecer integrações e abarcar soluções de  omnicanalidade.

Vantagens de um software customizado

Como você pode perceber, a possibilidade de personalização e adequação é a principal vantagem de um software customizado. E quando falamos em personalização, é preciso entender a abrangência deste termo, que vai além de atender requisitos próprios de um determinado negócio.

Um software customizado contempla a possibilidade de APIs próprias, atualização e otimização frequentes, facilidade de mudanças para garantir escalabilidade, confiabilidade na segurança — com opção para armazenamento em nuvem e tecnologias de cibersegurança — etc.

Outra vantagem que vale mencionar é a participação do software como elemento fundamental para a estratégia de transformação digital de uma organização, uma vez que a personalização fomenta a inovação.

Existem desvantagens em software customizado? 

Tudo depende do ponto de vista. Uma possível objeção seria o tempo necessário para desenvolvimento, que pode ser apontado como uma desvantagem para muitos. Para mitigar esse problema, o ideal é contar com apoio de empresas especializadas no assunto e que trabalham com a metodologia de squads ágeis, como a Monitora.

Como avaliar e se decidir entre um e outro?

Como dissemos no início deste post, decidir entre um software customizado e um de prateleira envolve uma série de questões, que vão desde o objetivo para o qual a solução está sendo adquirida até visão de mercado, estratégia e expectativas.

Mas aqui, deixamos um alerta: colocar o preço da solução no topo de critérios que devem nortear a escolha pode ser uma atitude arriscada. Isso porque o software de prateleira geralmente tem um menor preço, porém, é preciso entender que por conta de suas características ele não é indicado para empresas que desejam inovar e que buscam por uma ferramenta com diversas especificações.

Assim, optar por um software de prateleira e, aos poucos, agregar adicionais por meio de plugins de forma recorrente pode encarecer a solução e abrir espaço para o surgimento de problemas.

Caso sua opção seja um software customizado, também vale a pena se atentar a alguns cuidados, como escolher um fornecedor especializado, dedicar o tempo necessário para um planejamento cuidadoso, que contemple design de serviço e engenharia de requisitos, e se atentar para um contrato bem desenhado. 

A Monitora tem know-how na área e tem um time de especialistas preparado para oferecer as melhores soluções para o seu negócio. Entre em contato com a gente!

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