Software: o que é e por que aplicá-lo na sua empresa?

Software: o que é e por que aplicá-lo na sua empresa?

Como implementar automação de testes de software

Com o avanço de tecnologias e ferramentas voltadas para os sistemas de computação, muitos termos passaram a ser utilizados no nosso dia-a-dia sem que tivéssemos certeza do que essas palavras significam. Dessa formatura, muita gente ainda possui dúvidas sobre o que é um software e por que essas tecnologias são tão importantes na rotina de uma empresa.

Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Confira as dicas a seguir!

O que é software?

De maneira geral, um software é um conjunto de programas e instruções que permitem o funcionamento adequado de um equipamento. Eles podem ser entendidos como sistemas não tangíveis, ou seja, que não existem no meio físico, com propriedades de aplicação altamente especializadas.

Por isso, quando pensamos em alguma tecnologia digital como dispositivos celulares ou computadores, devemos entender que essas ferramentas apenas são capazes de atender às nossas necessidades porque, por trás delas, existe não apenas um, mas diversos softwares. 

São esses sistemas que compõem os aplicativos que utilizamos nos nossos smartphones. Que estruturam os navegadores da web e facilitam as nossas vidas no âmbito geral através das tecnologias da computação. 

Isso acontece pois com o desenvolvimento da humanidade e a criação dos primeiros computadores. Houve a necessidade de construir um sistema computacional mais simples, aprimorando assim as tecnologias já existentes. 

Antigamente, os computadores eram produzidos e programados em sistema binário. Entretanto, esse processo além de limitado demandava o gasto de longas horas para ser concluído. Pensando nisso, os especialistas em computação passaram a desenvolver novas linguagens de programação com o objetivo de simplificar as instruções passadas para os dispositivos digitais. 

Dessa forma, é através da interface dos softwares que os programadores conseguem traduzir ações numa linguagem que o dispositivo seja capaz de compreender e processar. 

Mas como os softwares funcionam? 

Imagine que você está num país diferente e deseja fazer um pedido numa cafeteria. Se você não conhecer a língua daquele local e não souber como traduzir o seu pedido, ele não poderá ser feito. 

Dessa forma, muita gente acaba levando tradutores para conseguir se comunicar com a população local.

É exatamente dessa forma que o software funciona. Ele traduz uma instrução, ação, programa ou regra do sistema de forma que o computador seja capaz de entender exatamente o que está sendo pedido.

Como surgiu o software?

Como dito anteriormente, os softwares surgiram a partir da necessidade de simplificar a demanda de ações ou instruções passadas para um computador. 

Entretanto, é importante salientar que o termo “software” apenas foi desenvolvido na década de 50. Quando grandes laboratórios e empresas especializadas passaram a investir no setor de tecnologia de informação. 

Porém, a alguns anos atrás, a ideia de implementar um sistema de programação padrão em mais de um computador era algo fora da realidade. Como consequência, a formação de uma rede de computadores se tornava uma tarefa muito mais complexa. Exigindo assim o desenvolvimento de uma linguagem universal para os sistemas computacionais.

É importante salientarmos que, sem os sistemas de software, o ser humano não seria capaz de utilizar tecnologias que hoje são vistas como indispensáveis para o funcionamento adequado em sociedade. 

Imagine, por exemplo, o que aconteceria com o mundo no período da pandemia da Covid-19 se não pudéssemos contar com os sistemas de software…

O número de perdas existentes seria muito maior do que o obtido. Visto que, de maneira geral, não teríamos como compartilhar informações, solicitar insumos, acessar serviços de atendimento e entre outros. 

Por isso, mesmo aqueles que não entendem de programação devem saber como esses sistemas computacionais estão presentes no nosso dia a dia. 

Quais os impactos dos softwares para a organização social? 

Os softwares são instruções de caráter fundamental para o que hoje entendemos como sociedade. Isso acontece pois são esses sistemas que permitem que a gente se comunique, contrate serviços, rastreie encomendas e até mesmo adquira nossas refeições diárias. 

Os softwares estão presentes em todos os aspectos da vida humana, sendo desenvolvidos para facilitar e potencializar o nosso crescimento enquanto sociedade. 

Dessa forma, hoje, existem milhares de profissionais especializados nessa área da ciência da computação. Construindo uma série de sistemas todos os dias para os seus usuários. 

O grande problema é que nem sempre o volume é uma garantia de qualidade. Além disso, devemos estar bastante atentos aos possíveis perigos das gangues cibernéticas. 

Por isso, é extremamente importante que as empresas construam suas plataformas através de uma equipe de profissionais de excelência. Garantindo qualidade, segurança e eficiência para os seus sistemas. 

Tipos de Software 

SOFTWARE DE SISTEMA: o software de sistema pode ser entendido como os sistemas operacionais que auxiliam o usuário, para passar os comandos para o computador.

Ebook O guia definitivo da transformação digital

DE APLICATIVO: normalmente são programas executados dentro do sistema operacional, como por exemplo: Microsoft 365, Adobe Reader, AutoCad.

DE PROGRAMAÇÃO: são softwares utilizados para o desenvolvimento de outros programas através da linguagem de programação.

LAZER: são aqueles voltados para a garantia do entretenimento, como por exemplo, jogos, aplicativos de música e fotos e etc. 

TUTORIAL: são programas que possuem o objetivo de instruir o usuário de outro programa, ou ensine a fazer algo sobre determinado assunto.

EDUCACIONAL: são aqueles voltados para o compartilhamento de informação, documentos, aulas e outros tipos de dados voltados à rotina escolar. 

Por que investir em softwares para a minha empresa? 

O mundo é uma máquina de constantes transformações. A todo momento novas demandas são lançadas ao mercado através das necessidades do nosso público alvo. E a forma como nos preparamos para atender essas demandas influenciam diretamente no sucesso de uma empresa. 

Como dito anteriormente, os sistemas de software já fazem parte do nosso dia a dia. Por isso, quando buscamos pelos serviços ou produtos de uma empresa, uma das primeiras coisas a serem verificadas pelo consumidor são as informações disponíveis no site/plataforma do negócio. 

Assim, o investimento em sistemas personalizados de softwares devem ser considerados não apenas como um luxo. Mas sim como uma necessidade de toda e qualquer empresa que deseja sobreviver em um mercado de constantes transformações. 

Confira abaixo algumas das vantagens do investimento em sistemas de software: 

Melhor experiência do cliente

De maneira geral, a construção de um software especializado e seguro permite que o cliente se sinta mais confortável em realizar a contratação/compra de serviços e produtos de uma determinada empresa. 

Isso acontece pois, a depender do tipo de software desenvolvido, o consumidor alvo é capaz de filtrar e analisar as principais propostas do negócio sem precisar sair da sua zona de conforto. 

Assim, o investimento em sistemas computacionais permite a otimização da experiência do cliente de forma positiva. Como consequência, a empresa também será capaz de visualizar um aumento no volume de vendas e na captação de novos clientes para o seu portfólio. 

Integralização de equipes

As vantagens do investimento em sistemas de software não estão ligadas apenas a fatores externos como volume de vendas, captação e otimização da experiência com o cliente. Como também estão diretamente relacionados à produtividade e o bom relacionamento e ter equipes.

Através de uma plataforma personalizada as empresas são capazes de fornecer um ambiente seguro e unificado para o compartilhamento de informações pelos diferentes membros de uma equipe. 

Esse processo de integralização permite não apenas a melhoria de resultados como aumento de produtividade e desempenho. Como também está ligado nas relações interpessoais e na forma como esses membros se comunicam entre si. 

Melhoria na segurança e processamento de dados

Além da questão dos pontos citados anteriormente, devemos estar atentos para as questões ligadas à segurança e preservação de direitos e privacidade dos nossos clientes. 

Atualmente, um dos maiores problemas existentes no âmbito corporativo está nos constantes ataques cibernéticos aos bancos de dados das empresas

Esses crimes normalmente estão atrelados à invasão dos sistemas da empresa e o furto de informações sigilosas que ameaçam a integridade e a privacidade dos nossos consumidores. 

Somente durante o ano de 2020, o número de casos relacionados a crimes de cibersegurança foi duas vezes maior que os registros obtidos no ano anterior. 

O constante aumento dos casos de cibercrimes estão ligados com a evolução das gangues especializadas, bem como a constante evolução dos sistemas computacionais ao redor do mundo.

Como ter o melhor software

Por tudo o que foi mencionado é extremamente importante que os líderes de negócios passem a investir na construção de sistemas de software especializados para as demandas de cada modelo de atuação.

Nesse sentido, a experiência e o portfólio da empresa escolhida para a construção do seu software deve ser levado em consideração visando a criação de um sistema robusto e eficiente para a sua empresa. 

A Monitora é uma empresa brasileira de influência internacional na fabricação de sistemas inteligentes. Juntamente com a nossa equipe de especialistas, você poderá mudar a realidade da sua empresa através dos sistemas de computação. 

Não perca tempo! Acesse o nosso site e entre em contato com a equipe de especialistas da Monitora para desenvolver o seu sistema de software personalizado!

 

Quer saber como a Monitora pode alavancar os resultados da sua empresa? Falar com especialista