A situação econômica brasileira é de instabilidade, e nesses momentos crescem a tensão e preocupação acerca dos resultados de vendas das empresas. Por isso é muito importante conhecer como a tecnologia da informação e vendas caminham juntos e podem ajudar o seu negócio.
Para acompanhar o desempenho do setor e reverter as dificuldades de vendas em números positivos, é importante considerar o uso de ferramentas tecnológicas, pois aliar os setores de tecnologia da informação e vendas é uma forma de facilitar os processos e incentivar os profissionais em busca de uma melhor performance e lucratividade para os negócios.
A ideia é ter profissionais de vendas conectados o tempo inteiro. Com o uso de aparatos tecnológicos, fica mais fácil encontrar soluções, cumprir metas e alcançar o sucesso dos negócios.
O uso da tecnologia é um caminho sem volta para as organizações em todo o mundo e incorporá-la contribui para o controle, a mensuração e a análise dos processos de uma empresa.
Embora exista uma resistência dos profissionais de vendas às inovações tecnológicas, as rejeições devem ser abandonadas para dar espaço às novidades nos processos, que podem garantir um diferencial competitivo para a sua empresa.
Para saber como as áreas de tecnologia de informação e vendas podem caminhar juntas, fique atento aos benefícios que essa parceria pode trazer para a organização.
Otimização do tempo
Organizar todas as atividades, reuniões e encontros de negócios é um grande desafio. Controlar o tempo da maneira que se deseja ou precisa é complicado, mas os profissionais da tecnologia da informação podem auxiliar os vendedores com essa dificuldade.
Softwares de gestão ajudam no armazenamento de informações, que precisam estar sempre bem organizadas e gerando alertas, para não deixar os vendedores atrasados ou perdidos, e atrapalhar nos procedimentos que vão gerar bons resultados para a empresa.
Assim, os funcionários que trabalham com vendas podem manter uma agenda coerente, preparando todas as obrigações da semana com maior antecedência.
O uso da tecnologia também permite a otimização dos fluxos de trabalho, inclusive a agilidade na realização de uma venda, já que o vendedor pode, inclusive, perder menos tempo com o deslocamento até o cliente, por exemplo.
Os e-mails e aparatos de videoconferência também contribuem para o contato com os clientes de forma mais prática e rápida.
Controle comercial e interação com o cliente
Para que as vendas sejam concretizadas com sucesso, é preciso conhecer detalhes dos desejos e necessidades de cada cliente.
Ter todas as informações sobre eles em mente é quase impossível e a chance de deixar algo passar despercebido é grande.
Dessa forma, os setores de tecnologia de informação e vendas podem atuar juntos para oferecer melhor atendimento ao cliente.
A tecnologia permite que os vendedores sejam mais rigorosos no acompanhamento do processo do consumidor.
O uso de um software de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), por exemplo, vai permitir a organização do alto volume de dados dos clientes e vai ajudar os vendedores a interpretar e entender melhor as vontades deles. O CRM facilita o registro e a atualização das informações dos prospects.
Além disso, a interação do vendedor com o cliente pode ser viabilizada por tecnologias em tempo real, como videoconferência, mensagens instantâneas e até mesmo pelas redes sociais, o que torna o contato mais personalizado e aumenta a possibilidade de satisfação do cliente.
Assim, o diálogo entre o vendedor e o cliente seja constante. Devido à facilidade de contato proporcionada, o cliente também percebe maior interesse do vendedor nas demandas diárias, já que as relações se tornam mais fluidas e aceleradas.
Ou seja, a TI também pode contribuir para que a relação comercial seja mais direta e verdadeira, e menos intrusiva e insistente.
Mensuração de desempenho
Medir o desempenho dos profissionais de vendas, da equipe como um todo e os indicadores de performance pode ser mais objetivo por meio de ferramentas tecnológicas apropriadas.
Com elas, é possível acessar durante todo o dia e em tempo real toda e qualquer informação, permitindo o acompanhamento dos processos que envolvem o setor de vendas na empresa.
Elas permitem aos profissionais estarem atentos a todos os projetos e às consequências de cada um deles.
Um software de gestão ou mesmo um CRM ajudam a aferir a execução dos projetos, estimar a eficácia das negociações, o índice de fechamento e rejeição de vendas, o ticket médio de cada vendedor, e o potencial de cada um deles de aumentar a receita da empresa.
A TI é uma aliada à equipe de vendas permitindo não apenas a mensuração da produtividade e capacidade dos vendedores, mas também a apresentação de resultados de forma clara e atrativa para o setor.
A partir dessas métricas, é possível ainda avaliar o cenário da organização, corrigir falhas, rever metas e entender o sucesso das que se concretizaram.
Acompanhamento do mercado
Acompanhar o mercado, desde os produtos oferecidos, os preços e os diferenciais dos concorrentes, é essencial para que sua empresa se mantenha competitiva e tome decisões corretas.
O uso de tecnologias como as de análise de Big Data permite o rastreamento do mercado e o monitoramento da concorrência a partir de um grande volume de dados confiáveis e bem estruturados que podem impactar nos negócios do dia a dia.
A tecnologia da informação permite que o setor de vendas pesquise constantemente as novidades e os lançamentos de produtos da área de atuação da sua empresa, a forma como os consumidores têm usado determinado produto e por que precisam dele, as tendências de mercado, a oferta de produtos dos concorrentes e as influências para o cálculo da precificação, por exemplo.
A tecnologia mudou a maneira como nos relacionamos, como consumimos e ainda como as empresas lidam com a concorrência e com consumidores tão bem informados e engajados.
Desconsiderar as inovações tecnológicas é fechar os olhos para novas oportunidades, para a aproximação de empresas e clientes, e para o avanço dos seus negócios.
Quando as ferramentas de TI são usadas por profissionais qualificados, as chances de sucesso de vendas aumentam consideravelmente.
Como vimos, a parceria entre as equipes de tecnologia de informação e vendas gera a melhoria da produtividade dos vendedores, o aumento da qualidade e rapidez do atendimento ao cliente, o aprimoramento do fluxo de informações valiosas para os vendedores, a otimização de processos e a motivação dos envolvidos no trabalho.
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