A internet já é essencial em nosso dia a dia e, com ela, o comportamento dos clientes vêm mudando, uma vez que agora é muito mais fácil buscar informações sobre as empresas, produtos e serviços antes de realizar uma compra. Nesse cenário, a união entre tecnologia e marketing tem se tornado cada vez mais importante para o sucesso das empresas.
A utilização de ferramentas tecnológicas no marketing pode trazer diversos benefícios, como um maior engajamento dos consumidores, agilização do processo de vendas, otimização do trabalho, aumento da produtividade e a fidelização e obtenção de novos clientes.
Portanto, é muito importante que as empresas inovem suas estratégias de marketing para obter melhores resultados. Neste artigo, abordamos os principais desafios para a implantação de tecnologias no marketing em uma empresa. Boa leitura!
Falta de conhecimento
A tecnologia está evoluindo cada vez mais, o que é extremamente benéfico para as empresas, desde que elas saibam como aproveitar isso a favor dos negócios.
Porém, um dos fatores que impedem a modernização é o fato de as equipes não saberem como aliar a tecnologia ao marketing e desconhecerem os benefícios dessa combinação.
Os profissionais muitas vezes não sabem como lidar com as ferramentas tecnológicas porque não estudam isso nos cursos de marketing, que costumam abordar somente as ferramentas de marketing tradicional.
Portanto, acham que elas são desnecessárias, ficam relutantes em aderir às novas possibilidades que essas tecnologias oferecem e preferem continuar realizando o trabalho da forma como sempre fizeram.
Por outro lado, o cenário do marketing está em constante mudança, o que exige que as empresas invistam em treinamentos e capacitação profissional de seus colaboradores.
Os profissionais, por sua vez, devem buscar conhecimento constantemente e acompanhar as tendências da área. Assim, eles podem alavancar a própria carreira e ajudar as empresas em que trabalham.
É importante que todos os membros das equipes entendam que a transformação digital poderá trazer diversas vantagens para todos, melhorando a produtividade, evitando erros e trabalhos desnecessários e proporcionando um marketing mais eficiente.
As tecnologias já começam a dar pequenos frutos quando implantadas e podem trazer imensos benefícios a longo prazo.
A união entre tecnologia e marketing é conveniente tanto para a organização como para o cliente, pois através dela será possível saber quais são os problemas que estão impedindo o consumidor de ter uma melhor experiência com os serviços prestados pela empresa.
Resistência de gestores
Alguns gestores resistem à implantação de ferramentas tecnológicas para aperfeiçoar o marketing devido a geração de novas responsabilidades para gerenciar a estratégia.
Apesar de parecer mais cômodo e seguro manter a estratégia de marketing tradicional, é importante que eles não temam as mudanças e busquem a inovação, pois ela é muito positiva para o negócio.
No cenário atual, não há espaço para resistência, já que o marketing está evoluindo e, sem aprimorar a estratégia de marketing por meio de ferramentas digitais, a empresa está perdendo oportunidades. Dessa forma, os gestores devem buscar se adaptar à nova realidade do mercado.
Para gerir a estratégia da melhor maneira possível, é importante que os gestores participem ativamente no processo de implantação das novas tecnologias.
Após escolher as ferramentas mais adequadas à realidade da organização e cuidar da parte técnica de implantação, é importante certificar-se de que os funcionários estão utilizando as tecnologias adotadas da forma correta.
Pode não ser fácil adaptar toda a empresa às mudanças que vêm com a adoção da tecnologia no marketing, mas os gestores devem motivar a equipe, conscientizá-la da necessidade das mudanças e fazer com que todos se comprometam com elas.
Eles devem tomar a iniciativa e apresentar as ideias para os colaboradores, buscar estruturar melhor todos os departamentos e identificar a necessidade de realizar mudanças na cultura organizacional da empresa.
Gestão de dados
Um dos maiores benefícios proporcionados pela união entre tecnologia e marketing é a possibilidade de obter informações sobre clientes e concorrência e analisá-las de forma eficiente. Porém, muitas vezes as equipes não estão preparadas para lidar com o grande volume de dados obtidos e gerenciá-los da melhor maneira.
A utilização dessas informações de forma inteligente permite conhecer melhor os hábitos de compra dos consumidores, criar campanhas personalizadas, realizar um melhor atendimento, fazer melhores ofertas aos clientes e desenvolver novos produtos e serviços, atendendo melhor às suas expectativas.
Para facilitar a coleta e o gerenciamento de dados é importante que haja uma colaboração mais estreita entre as equipes de marketing e TI da organização, para escolher os melhores softwares para alcançar esse objetivo e manejá-los corretamente.
É, também, muito importante gerenciar a segurança desses dados, uma vez que tratam-se de informações estratégicas valiosas sobre clientes e processos da empresa.
Dificuldades de integração
Com a facilidade de obtenção de dados importantes, surge um outro desafio na união entre tecnologia e marketing. Trata-se do surgimento de data silos, que são conjuntos de dados mantidos e acessados somente por um setor e que, por estarem isolados dos demais, não permitem que a informação seja utilizada de maneira eficiente.
Quanto mais pessoas tiverem acesso às informações, mais ideias surgirão. Portanto é necessário que elas estejam sempre disponíveis para todos os colaboradores, por meio da integração de setores.
Todos eles precisam ter acesso às informações atualizadas em tempo real em seus sistemas, já que a estratégia afeta diretamente vários departamentos além do de marketing, como o setor de compras, vendas e suporte ao cliente.
Para resolver esse problema, é preciso implantar softwares que permitam melhorar a comunicação interna entre os diversos setores e eliminar trabalhos desnecessários, tornando os processos mais eficientes.
Ao escolher uma solução, veja se os softwares se integram facilmente com outras ferramentas. Escolher os softwares adequados permite reduzir custos e alinhar o departamento de marketing com todos os demais, para que trabalhem em conjunto.
A adoção de ferramentas tecnológicas no marketing é uma estratégia absolutamente necessária para a evolução dos negócios. Portanto, é imprescindível superar os desafios apresentados aqui e buscar a inovação.
A partir da união entre tecnologia e marketing, será possível obter resultados progressivos, aumentar as vendas e alcançar destaque em meio à concorrência.
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