Não é novidade que a tecnologia nas empresas se tornou imprescindível para superar os desafios do mercado moderno e para prosperar diante de um grau cada vez mais elevado de competitividade.
Mas, por que a inovação é inerente aos negócios bem-sucedidos? Quais benefícios ela gera às organizações e quais métodos de implementação precisam ser priorizados para que ela seja possível?
Descubra tudo sobre o tema a seguir.
A evolução da tecnologia nas empresas
Antes da popularização da internet e do acesso facilitado aos dispositivos e recursos digitais, os negócios só conseguiam chegar ao público por meio da publicidade tradicional ou mesmo pela recomendação de outros clientes.
Já nos dias de hoje, qualquer pessoa pode ter acesso a uma gama imensa de ofertas e empresas. Fazendo pesquisas de preços, de atendimento ou de produtos em poucos minutos, com apenas alguns toques na tela do smartphone.
Esse novo contexto fez a competitividade das organizações aumentar de maneira exponencial. Com a qualidade da comunicação, do atendimento e das ofertas sendo cada vez mais decisiva para a conquista do público.
Para cumprir com todos esses requisitos, as empresas precisam responder de forma imediata às inovações do mercado. Aderir a processos internos mais ágeis e assertivos, além de otimizar seus recursos para tornar seus produtos ou serviços mais competitivos.
Nesse sentido, a infraestrutura dos negócios é cada vez mais dependente da tecnologia, pois só ela é capaz de viabilizar um nível gerencial e de operações mais robusto, dinâmico e automatizado.
A inovação em prol da agilidade
Nos últimos anos, o uso de e-commerces, aplicativos, carteiras eletrônicas, redes sociais e sites cresceu exponencialmente entre os consumidores.
Para acompanhar essa tendência, as empresas tiveram que alinhar-se ao nível de interatividade, agilidade e inovação exigido pelo público.
A partir disso, algumas estratégias se tornaram centrais para as organizações, como as referentes a:
- comércio eletrônico;
- relacionamento digital,
- promoções e programas de relacionamento online.
Dessa maneira, os setores de TI passaram a ocupar um papel de protagonismo. Deixando de oferecer um suporte pontual para sistemas e infraestruturas tecnológicas para promover inovações realmente alinhadas às estratégias e metas dos negócios.
Na era digital, as empresas precisam valorizar as experiências dos clientes, por meio de plataformas mais abrangentes, interfaces intuitivas e contatos multicanais mais imediatos.
O futuro será ainda mais digital
Por mais que as tendências descritas acima já tenham transformado profundamente o mercado, e seguem ditando mudanças significativas nos processos e modelos de negócios, a inserção da tecnologia nas empresas passou por uma aceleração recente.
Isso porque, a chegada da pandemia da COVID-19 exigiu que muitas organizações aderissem a modelos remotos de trabalho, passassem a automatizar muitas de suas operações e a se preocupar ainda mais com a experiência digital de seus consumidores.
Nesse cenário, os serviços disponibilizados em nuvem, recursos de Inteligência Artificial e de análises de dados, ferramentas de automação e de segurança se tornaram centrais para os negócios.
A flexibilidade na disponibilização de produtos e serviços, a capacidade adaptativa das empresas, a agilidade dos processos e o atendimento multicanal se tornaram requisitos no mercado pandêmico.
Na mesma medida em que o “novo normal” deve chegar ao fim da pandemia, as novas exigências dos clientes em relação à tecnologia devem permanecer e evoluir ainda mais.
Sendo assim, cada vez mais, não basta que os empreendedores enxerguem a transformação digital como um mecanismo de inovações pontuais em determinados processos.
Na verdade, ela demanda um entendimento profundo sobre a tecnologia e sobre os comportamentos que ela influencia. Com impactos diretos em toda a cultura organizacional e nos modelos de atuação das empresas.
As vantagens da inovação tecnológica
Conforme explicamos acima, a importância da inovação tecnológica para as empresas está diretamente relacionada aos crescentes níveis de competitividade, agilidade e transformações impostas pelos consumidores e pelas próprias tendências de mercado.
Quando a transformação digital faz parte da cultura de um negócio e seus processos são todos pautados nas possibilidades garantidas pela tecnologia, uma série de benefícios podem ser obtidos, como:
Estar sempre preparado
As empresas que estão alinhadas às inovações promovidas pela tecnologia dificilmente ficarão para trás em relação aos desejos, exigências e comportamentos dos consumidores.
Afinal, a inserção de uma nova plataforma, rede social ou serviço digital pode mudar todo o paradigma de um mercado, e as organizações precisam se adaptar rapidamente a esse tipo de mudança.
Quando a cultura de um negócio já é tecnológica, é mais simples adequar seus processos e aderir às inovações mais atuais do cenário competitivo.
No mesmo sentido, o nível de precisão, otimização e assertividade conferido pela tecnologia nas empresas é fundamental até mesmo para momentos de crise, em que são necessárias respostas rápidas para sobreviver perante as adversidades externas.
Ter maior controle sobre as atividades e os resultados
Seguindo a mesma lógica do item anterior, a importância da tecnologia da informação nas empresas também está atrelada ao monitoramento dos negócios e a uma melhor tomada de decisões.
Isso porque, por meio da digitalização dos processos, bons sistemas de gestão permitem acompanhar as informações internas em tempo real. E monitorar tudo o que está acontecendo de forma prática, por meio de gráficos, relatórios e dashboards.
Graças à coleta, centralização, segmentação e análise inteligente de dados, é possível determinar e prever as transformações do mercado. Compreender a realidade atual do negócio e garantir mais assertividade para definir os rumos da organização de maneira segura.
Reduzir custos
Além de viabilizar projeções financeiras e operacionais mais efetivas, a tecnologia nas empresas também é significativa para a redução de custos.
Isso porque, graças à automatização de processos, é possível diminuir gastos significativos com procedimentos trabalhosos, repetitivos e passíveis de erros humanos.
Manter-se produtivo
Ainda em relação à automatização, ela não representa a substituição completa dos colaboradores. Mas sim um meio para que seus trabalhos se tornem mais céleres, assertivos e produtivos.
Nesse sentido, as possibilidades são imensas, e vão desde a realização automática de determinadas tarefas. Até relatórios que guiam melhor certas decisões, portabilidade para o trabalho remoto, integração de diferentes equipes, criação de fluxos de ações, e assim por diante.
Criar um melhor relacionamento com o cliente
Na ponta dos consumidores, voltamos à adequação que a tecnologia nas empresas garante aos paradigmas e comportamentos que ditam o mercado moderno.
Além de ampliar sua eficiência e celeridade, o que garante uma melhor experiência aos consumidores, os negócios podem empregar as inovações para aprimorar sua capacidade de relacionamento.
Isso pode ser refletido na disponibilização de diferentes canais de venda e de atendimento. Na inserção de chatbots para a resolução acelerada de eventuais problemas. No investimento em conteúdo e marketing digital para conscientização e engajamento, entre outras opções semelhantes.
Projetos de software como solução para as empresas
As empresas tecnológicas são aquelas que sabem como os projetos de softwares podem guiar a otimização de seus diferentes setores, seja nas frentes de gestão empresarial, fiscal, de estoque, etc.
Nesse sentido, é preciso garantir que a solução tecnológica adotada seja customizável às demandas do negócio e que suas etapas de desenvolvimento e implementação sejam bem definidas, organizadas e otimizadas.
O objetivo é gerenciar o tempo, os custos e o escopo de todo o projeto, para que ele seja desenvolvido de maneira correta. Alinhada às metas da organização e realmente seja capaz de aprimorar as tarefas e a produtividade da equipe.
Sendo assim, ao aderir à transformação digital, é importante contar com o apoio de especialistas, capazes de elaborar um projeto de software customizável que leve em consideração o orçamento disponível. O número de profissionais necessário para o projeto, os prazos definidos, as etapas ágeis de desenvolvimento e bons frameworks de gestão.
Dessa maneira, é possível ter uma visão completa da inserção tecnológica na empresa. Ter espaço para corrigir determinadas etapas, incluir novas demandas e até mesmo eliminar processos redundantes.
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