Os consumidores estão mais exigentes, não há como negar. Além disso, a alta exigência faz com que as empresas procurem tendências em testes de software para garantir a qualidade no momento da entrega. Você está atento a isso?
Por necessitar de adaptação, muitas empresas resistem à ideia de implantar uma metodologia de testes em seus processos. O problema é que, sem um processo padronizado, as companhias tendem a aumentar o número de entregas defeituosas para os seus clientes.
Mas a questão é: o que pode custar mais caro? A insatisfação do cliente e os custos de retrabalho ou a adoção de um novo método para reduzir a incidência de erros?
Ao terminar de ler o artigo, você saberá como as boas práticas poderão melhorar a qualidade de seus programas e, assim, aumentar a satisfação de seus clientes, mas, antes, veja alguns exemplos abaixo.
Conheça 5 tendências em testes de software
Separamos as principais tendências em testes de software para você manter à vista.
1. Crescimento dos DevOps
Com a popularização do método ágil, as empresas viram a oportunidade de melhorar a eficiência em seus processos, principalmente em relação a testes de softwares.
Em conjunto com a prática, o DevOps tem como objetivo aproximar a comunicação entre a equipe de desenvolvimento e a equipe de infraestrutura, responsável por lançar a aplicação para o cliente.
Assim, com o método de entregas em pequenos blocos e o contato próximo, as equipes podem aumentar a eficácia de suas avaliações, melhorar a qualidade do programa e consequentemente, reduzir custos de retrabalho.
2. Uso da internet das coisas para testes
O conceito de internet das coisas tem chamado a atenção das pessoas nos últimos anos. De forma prática, a inovação permite que objetos comuns em nosso dia a dia, quando conectados à internet, possam se comunicar de forma eficiente com outros dispositivos sincronizados em uma rede.
Um caso curioso envolvendo a tecnologia é na área de testes de software. Como os aparelhos contam com diferentes sensores, desde acelerômetros até localizadores de GPS, a companhia pode usar as pequenas máquinas para capturar informações e testar em seus programas relacionados.
O uso do equipamento inteligente permite que a equipe tenha informações próximas ao mundo real, ao contrário dos testes feitos em laboratórios, que apenas simulam as mesmas condições.
3. Foco absoluto na qualidade
Para acompanhar a rápida mudança do mercado, sabemos o quanto os clientes tendem a ser mais rigorosos. Sendo assim, é natural que o padrão de qualidade exigido cresça de forma proporcional.
Para acompanhar com maior eficácia, você pode usar a prática de Code Review. Como o próprio nome sugere, o código passa por uma revisão, mas na visão de outro colaborador. A prática permite que outros desenvolvedores encontrem, com maior facilidade, erros que passaram despercebidos em seu desenvolvimento.
4. Busca por mais profissionais especializados na área
Para entregar softwares de qualidade, sabemos o quanto é essencial contar com profissionais especializados. Quando falamos de profissionais de teste, há a falsa percepção de que basta ter alguém para reclamar dos problemas encontrados.
Por outro lado, os peritos contam com práticas e são capazes de diagnosticar problemas rapidamente. Isso torna o processo de entrega mais rápido e prático para o cliente e, assim, reduz custos com retrabalho na manutenção.
5. Ciclo PDCA
Para alinhar o desenvolvimento à qualidade esperada, sabemos o quanto é essencial definir uma metodologia para o processo. Além de manter a organização, a empresa poderá prever falhas durante a programação. Ao garantir a repetição das etapas, contamos com o trabalho do PDCA.
Para ilustrar, o ciclo se desenrola em 4 etapas.
Plan
Durante a etapa de planejamento, a equipe deve verificar os problemas a serem resolvidos. Seja por não cumprir um requisito, seja para solucionar problemas de performance e bugs, o estudo do projeto permite que os responsáveis definam os objetivos da etapa em questão.
Para isso, pergunte-se quais motivos podem ocasionar determinado problema. O questionamento permite que o grupo tenha um pensamento crítico, com a finalidade de buscar soluções mais assertivas para o momento.
Do
É o momento em que a equipe deve executar as ações planejadas na etapa anterior. Um detalhe que você deve ficar atento é em relação à qualidade oferecida. Quando buscamos a perfeição, temos o costume de adiar as nossas ações, pois estamos sempre inseguros quanto à etapa prática.
Pensando nisso, nesse momento, não se deve buscar a perfeição, mas sim a execução. Com o andamento do processo, as melhorias virão de forma natural.
Check
Depois de colocar a ideia em prática, devemos observar os resultados obtidos com a mudança. Para isso, pergunte-se, para cada situação: o problema foi resolvido? Houve melhora na performance? Por quê?
Ao desenvolver as respostas, o grupo terá maior clareza sobre o que foi feito, caso os resultados não sejam satisfatórios, procure entender o motivo e, então, parta para a próxima etapa.
Act
Esse momento serve para você tirar uma conclusão sobre os processos feitos. O que pode tirar de lição com as mudanças? Como pode aplicar a mesma estratégia para melhorar outros processos? Não obteve os resultados esperados?
Independentemente da resposta obtida, após essa etapa, a equipe deve voltar à fase de planejamento. Assim, caso tenha funcionado, procure uma forma de dar continuidade, caso contrário, entenda o que ocorreu e pense em outras formas de resolver a questão.
O processo repetitivo permite que o desenvolvimento esteja em constante melhoria.
Entenda a importância de adotar tendências em testes de software
Com o mercado competitivo de softwares, as empresas passaram a correr contra o tempo para desenvolver um programa de qualidade para o cliente. A alta exigência faz com que os programadores sejam obrigados a usar métodos para aumentar a sua eficiência.
Apesar das exigências, algumas equipes acreditam que os processos são desnecessários. Dessa forma, ao negligenciar as práticas, é natural que os problemas ocorram com maior frequência.
Por esse motivo, caso queira reduzir o número de retrabalho e custos na correção dos processos operacionais, você deve buscar os métodos citados. Por outro lado, se não quiser se preocupar com o processo, saiba que é possível delegar a tarefa para empresas especializadas.
Ao contar com uma equipe capacitada, a companhia passa a receber avaliações com as melhores tendências em testes de software disponíveis no mercado, tornando a prática eficiente e à prova de problemas em sua programação.
Nós, da MonitoraTec, contamos com uma equipe especializada no ramo de produção e validação de software. Assim, você pode se concentrar em seu negócio enquanto cuidamos do seu programa. Quer saber mais detalhes? Entre em contato!