O mercado de tecnologia está cada vez mais competitivo tanto para empresas como para profissionais. É por isso que as certificações em teste de software são tão importantes para quem deseja trabalhar nesta área. Ainda mais porque os setores de teste de software estão ganhando espaço cada vez maior e oferecem oportunidades.
Ao obterem certificações em teste de software, os testadores são reconhecidos internacionalmente, pois tais certificados são válidos no exterior. Assim, especializar-se ajuda na empregabilidade e ajuda a garantir a aplicabilidade de conhecimentos específicos que o profissional adquire.
Como novas oportunidades são criadas, as empresas também buscam novos perfis profissionais, com qualidades diferenciadas e que atendam os novos requisitos. Além de a certificação mostrar expertise em um assunto, mostra compromisso com a profissão, entre outras soft skills.
A instituição que realiza os exames e fornece as certificações é a ISTQB (International Software Testing Qualifications Board). No Brasil, a instituição que representa a ISTQB é a BSTQB. A seguir, conheça algumas das certificações em teste de software.
Conheça os níveis de certificações em teste de software
Existem três diferentes níveis de certificações em teste de software, sendo Fundamental (Básico), Avançado e Expert.
Cada um desses níveis possui certificações com diferentes objetivos, alinhados com cada tipo de teste a ser feito, por exemplo, na etapa de desenvolvimento, de aceite ou testes operacionais.
Além disso, cada uma destas certificações em teste de software está ligada a um perfil diferente de profissional:
- Líder ou gerente de projeto;
- engenheiro ou arquiteto de software;
- Analista.
Cada um destes profissionais possui uma atribuição diferente e aplicará um teste em uma etapa ou uma fase diferente do projeto. Assim, cada um deles precisa saber lidar com seus fluxos de trabalho e os diversos conhecimentos de testagem de software. Suas abordagens nem sempre concordam entre si.
Os níveis classificados pelo ISTQB para certificar os testadores são:
Nível Foundation – CTFL
A certificação Fundamental, cuja sigla significa Certified Tester Foundation Level, é a mais comum e muitas vezes a primeira obtida pelos profissionais da área de testes em TI.
Esta é a base para os níveis seguintes de certificação e é reconhecida internacionalmente. A vantagem da CTFL é que ela não expira e nem precisa de renovação, ao contrário das outras certificações. Os certificados Foundation são:
- CTFL Foundation Level;
- CTFL Agile Tester;
- CTFL Model Based Test.
Advanced
Para obter as qualificações de nível avançado, de sigla CTAL, o profissional precisa ter a certificação anterior. São elas:
- CTAL-TTA (Technical Test Analyst);
- CTAL-TA (Test Analyst);
- CTAL-TM (Test Manager);
- CTEL-ST (Security Testing);
- CTEL-TA (Test Automation).
Ela é voltada para profissionais que já possuam experiência com atividades de teste de software, como Analistas, Engenheiros e Gerentes de Teste.
A CTAL também pode ser obtida por quem deseja ter um conhecimento mais profundo sobre testes de software. Gerentes de Qualidade e Diretores de TI, por exemplo, não lidam necessariamente com o desenvolvimento operacional, mas precisam deste conhecimento para o seu dia a dia.
Expert
Como o próprio nome diz, são as certificações de nível Expert em testagem de software. São elas:
- CTEL-TM: Test Management, em outras palavras, gerenciamento ou coordenação de testes.
- CTEL-ITP: Improving the Test Process, ou seja, voltada para melhorias de testes.
Certificações importantes
CTFL-AT
Um profissional Certified Tester Foundation Level – Agile Tester aplica seus conhecimentos de uma forma diferente de um testador de softwares tradicional. Isso porque ele deve levar em conta os princípios das Metodologias Ágeis de desenvolvimento para aplicar os testes de desenvolvimento de software.
CTAL-TA
Esta é a certificação específica para Analistas de Teste de nível avançado, e a sigla significa Certified Tester Advanced Level – Test Analyst.
O profissional com esta certificação pode realizar testes com base no ciclo de desenvolvimento, determinar quais são os testes adequados e escolher a ordem de prioridade.
Ele tem capacidade de selecionar e aplicar tais técnicas e ferramentas a fim de garantir o sucesso do projeto de software. O profissional também participa das avaliações dos projetos e prepara a documentação para a equipe realizar os testes.
CTAL-TAE
Outra importante certificação em teste de software é a Certified Tester Advanced Level – Test Automation Engineer. Como o nome diz, o nível é avançado, e geralmente utilizado por profissionais em estágios mais altos de sua carreira de testador de software.
Esta certificação está relacionada com automação de testes e avaliação das possíveis ferramentas tecnológicas para realizá-los em cada projeto. O profissional estará apto para construir a arquitetura de automação e até mesmo desenvolver as soluções para isso.
Além disso, ele é responsável por gerar relatórios e gerenciar os recursos dos testes.
Se você é especialista em teste de software, venha fazer parte do time Monitora! Veja nossas vagas abertas.