O trabalho remoto é uma tendência mundial de mercado, que já estava conquistando aos poucos seu espaço no cotidiano dos profissionais, mas que ganhou o centro das discussões durante a pandemia da Covid-19.
Há anos, especialistas apontam os benefícios do home office para a produtividade e qualidade de vida dos colaboradores, assim como para a viabilidade das operações das empresas.
Porém, foi com a necessidade de isolamento social que muitos se viram obrigados a aderir à modalidade e, dessa maneira, passaram a perceber que ela não só é possível, como também extremamente vantajosa.
Assim, o aumento de vagas de trabalho remoto é uma realidade que promete se perpetuar. O grande desafio, contudo, é garantir que todos estejam preparados para lidar com as suas peculiaridades.
Para que você compreenda a viabilidade do modelo e como adaptá-lo ao seu cotidiano, a seguir, entenda as principais habilidades exigidas para os profissionais que desejam se inserir nele, além dos seus benefícios mais marcantes!
Quais as principais exigências e habilidades necessárias para o trabalho remoto?
Por mais que o trabalho remoto seja extremamente vantajoso para profissionais e organizações, para que ele seja possível, algumas exigências e habilidades são indispensáveis.
Entre as frentes que os colaboradores precisam dominar para garantir sucesso na modalidade, destacam-se:
Comunicação constante
Para que a distância inerente do trabalho remoto não afete as dinâmicas laborais, é papel dos funcionários garantir uma comunicação clara e constante.
Eles devem informar sobre os projetos concluídos, prazos modificados, eventuais urgências, entre outros pontos indispensáveis para o bom andamento das atividades.
No horário de trabalho, todos devem estar acessíveis e ter comprometimento para comunicar tudo o que é importante para o dia a dia da equipe.
Videoconferências
As videoconferências são recursos inerentes do trabalho remoto. As equipes de profissionais devem reconhecer sua importância e realizá-las sempre que necessário.
Além disso, o ideal é fazer alinhamentos diários para membros de um mesmo setor e encontros com outros times semanalmente, por exemplo, para garantir que todos estejam alinhados aos objetivos da empresa.
Mais do que saber quando as videoconferências são importantes, também é preciso se portar de maneira correta nelas.
Nesse sentido, deve ser definida a ordem correta de quem irá falar, devem ser utilizados fones de ouvido, deixando a câmera ligada e o microfone mudo – quando não for sua vez de se manifestar.
Comprometimento com entregas
No trabalho remoto, a ideia de intercalar atividades profissionais e pessoais pode parecer tentadora, mas deve ser evitada ao máximo!
Os colaboradores precisam organizar seu horário de trabalho e descanso, manter a mesma disciplina que manteriam no escritório e organizar seu ritmo para que a produtividade seja garantida e nenhuma entrega fique pendente.
Manter hábitos saudáveis
Por falar em respeitar os horários, quando estiver trabalhando de casa, jamais saia da cama e vá trabalhar na frente do computador de pijama!
Procure delimitar bem seus horários e momentos do dia. Respeitar os horários de alimentação, o descanso após o almoço e a hora de parar de trabalhar é fundamental para uma rotina saudável, que possui impacto direto sobre a produtividade.
Lista de prioridades
No trabalho remoto, para conseguir cumprir todas as suas tarefas diárias, organize suas prioridades por meio de uma lista e certifique-se de que tudo conseguirá ser realizado dentro do prazo acordado.
Ainda, é importante manter seu foco naquilo o que precisa ser feito e organizar a sua agenda para que atrasos não comprometam seu rendimento.
Organização
No mesmo sentido das dicas anteriores, a chave para um trabalho remoto de sucesso é a organização!
Ao organizar suas prioridades, ter horários bem definidos para trabalho e descanso, além de máximo comprometimento com as entregas, sua organização permitirá um cotidiano laboral muito mais produtivo, saudável e vantajoso.
Separar trabalho e família durante a jornada de trabalho
Por fim, é preciso conseguir lidar com a convivência junto à família no trabalho remoto. É muito comum que, ao trabalhar em casa, algumas pessoas acabem misturando as atividades familiares com as laborais, especialmente entre aqueles que têm filhos.
No entanto, isso compromete a atenção das pessoas e afeta a qualidade daquilo que estão realizando. Nessa situação, a dica é a mesma dos anteriores: lide com o home office assim como você lidaria com as atividades no escritório, priorizando a atenção à família apenas ao final de sua jornada de trabalho.
Agora que você já conhece as principais habilidades inerentes ao trabalho remoto, no próximo item, confira mais detalhes sobre seus benefícios!
Por que o trabalho remoto é vantajoso?
Com atenção a todos os pontos mencionados no item anterior, os profissionais que atuam no trabalho remoto podem garantir uma série de benefícios em seu dia a dia. Eles incluem:
Mobilidade
As horas gastas no trânsito estão entre os fatores que mais afetam a qualidade de vida e, consequentemente, a produtividade dos profissionais – problema que não existe no trabalho remoto.
Produtividade
Sem dificuldades e frustrações externas às atividades do trabalho, os profissionais podem focar naquilo o que realmente importa e se sentem mais satisfeitos em suas funções – o que tem impacto direto sobre sua produtividade.
Qualidade de vida
Ao eliminar problemas de mobilidade, garantir mais tempo livre para as pessoas e se alinhar aos seus estilos de vida, o trabalho remoto é excelente em termos de saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Redução de custos
A redução de custos é significativa no home office, tanto para a empresa, que economiza com infraestrutura, quanto para os profissionais, que deixam de gastar com deslocamentos, refeições externas, entre outros investimentos semelhantes.
Diversidade
No trabalho remoto, é possível atuar ao lado de indivíduos do mundo inteiro, ter acesso a equipes cada vez mais diversas, plurais e multidisciplinares, além de incontáveis recursos online que facilitam o cotidiano das pessoas e ampliam suas possibilidades de atuação.
Flexibilidade
Muito se engana quem pensa que o trabalho remoto pode ser feito apenas em casa. Nele, as pessoas têm liberdade para atuar de onde desejarem.
Basta ter acesso à internet. Assim, os profissionais podem melhorar sua qualidade de vida ao trabalhar no seu café favorito, no parque da cidade, durante uma viagem ou em outros locais de sua preferência.
Mais tempo com a família
Por fim, com mais tempo livre no dia a dia, os colaboradores podem dar mais atenção à família e suas atividades pessoais, garantindo uma vida mais equilibrada, tranquila e sem as famosas “correrias” que marcam o cotidiano de trabalho nas grandes cidades.
Gostou das nossas dicas e informações sobre trabalho remoto? Quer conferir ainda mais conteúdos imperdíveis para impulsionar as possibilidades de sua carreira ou empresa? Então, não perca as próximas atualizações do nosso blog!