Os indicadores de desempenho — ou KPIs (Key Performance Indicator, em inglês) — são ferramentas de gestão valiosas para a avaliação dos processos, mensuração de resultados e alcance de metas estabelecidas de uma empresa. Com um bom alinhamento de KPI, é possível otimizar o orçamento empresarial.
Muitas vezes, o sistema de gerenciamento adotado pela empresa não fornece todas as informações necessárias para a melhoria de certos processos, o que inclui as entradas e saídas de dinheiro, produtividade, entre outros.
Por isso, adotar outros indicadores para complementar os dados fornecidos pelo sistema é uma prática que pode beneficiar muito uma organização.
Existem vários tipos de indicadores que servem a diferentes objetivos, e cabe ao gestor identificar as necessidades da empresa para então definir o indicador certo a ser usado.
Alinhadas ao sistema de gestão, as KPIs são capazes otimizar o orçamento empresarial e aumentar seus ganhos. Saiba mais como essas ferramentas podem ajudar seu negócio:
Como os indicadores ajudam no orçamento da empresa?
Basicamente, os indicadores de desempenho são divididos em quatro grandes áreas: de impacto, operacional, de performance e de efetividade. São inúmeros indicadores que podem servir a diferentes funções.
Quando falamos em budget, alguns desses índices são excelentes e devem ser alinhados ao sistema de gestão para otimizar o orçamento empresarial.
Vale ressaltar a importância de ter um bom sistema de gestão da empresa, pois é o software que vai apresentar as principais informações de análise do negócio ao gestor, inclusive para o cálculo dos indicadores.
Abaixo, você vai conhecer os principais KPIs para aplicar e aumentar os ganhos de seu negócio:
Ticket Médio
É o indicador do valor médio das vendas da empresa em certo período. Para calculá-lo é preciso saber qual é o faturamento bruto total e o volume total de vendas realizadas de um determinado período. É um indicador importante no planejamento de recursos, estratégias e definição de metas da empresa.
Ticket médio = faturamento bruto / volume de vendas
Return On Investment (ROI)
Mensura os resultados de retorno dos investimentos da empresa em qualquer área. Sem o cálculo do ROI, fica complicado para o gestor analisar o que deu certo e errado em determinado processo e ter uma perspectiva do futuro para novos investimentos.
ROI = (ganho obtido – investimento) / investimento
Ebitda
Esse indicador aponta os ganhos operacionais da empresa antes de descontar impostos, juros, depreciação e amortização (em inglês, significa earnings before interest, taxes, depreciation and amortization). Ele é importante para uma análise mais específica do desempenho das atividades operacionais da empresa em determinado período.
Seu cálculo é feito somando a depreciação e a amortização do custo das mercadorias vendidas (CMV) e das despesas operacionais ao lucro operacional. Para calcular o lucro operacional, deve-se subtrair da receita líquida o CMV, as despesas operacionais e as despesas financeiras líquidas.
Ebitda = lucro operacional + depreciação + amortização
Índice de desempenho de custo (CPI)
Aponta qual é o gasto real em comparação ao orçamento previsto. Ele também indica o quanto a empresa ganha por investimento e o quanto cada projeto evolui e consome em recursos. É importante para o gestor acompanhar os gastos e se certificar de não estourar o budget da empresa.
CPI = valor agregado / custo real
O resultado é medido da seguinte forma: se for maior que 1, os gastos são menores que os previstos; se menor que 1, o projeto está usando mais recursos que o planejado; e se for 1, quer dizer que os custos do projeto estão dentro do esperado.
Vale a pena investir em outsourcing?
Analisar as necessidades da empresa referentes a seu orçamento e adotar os indicadores certos pode ser uma tarefa exaustiva para quem não tem prática com o assunto.
Uma alternativa que vem crescendo no mundo todo é o outsourcing, que nada mais é que a terceirização do serviço, em que uma empresa especializada vai apontar o melhor caminho para o crescimento da organização.
Nesse caso, isso quer dizer que a empresa terceirizada vai definir quais são os indicadores que vão ajudar a otimizar o orçamento empresarial e aumentar os lucros e a produtividade de sua organização.
Quer saber mais sobre como as ferramentas de TI ajudam seu negócio a crescer? Siga nossa página do Facebook e acompanhe nosso conteúdo!